terça-feira, 28 de maio de 2019

Semear o Mundo - Verão 2019


 
Semear o Mundo
Oficinas para Crianças e Jovens em Férias
 
Verão 2019
 
A FAREDUCA, em parceria com a MIAU e a FINCA EQUILIBRIUM, promove um programa de oficinas para crianças e jovens em férias no verão de 2019.
 
Estas oficinas inscrevem-se no programa da 'SEMEAR o MUNDO - Sustentabilidade, Arte e Comunidade', iniciado pela FAREDUCA em 2012, tendo como objetivos:
  • Sensibilizar e educar os mais novos para os temas do ambiente e da sustentabilidade (energia, clima, água, florestas, bidiversidade, agricultura, extração, alimentação, consumo), focalizando as escolhas, os estilos de vida e os padrões comportamentais - e seus impactos na degradação e regeneração de si mesmo, das sociedades humanas, dos ecossistemas e da própria Terra;
  • Promover o auto-conhecimento e a expressão livre e criativa de cada um, no seio do grupo e do próprio grupo, recorrendo às linguagens artísticas para estimular a (re)ligação mágica/ poética, intuitiva e empática - aos valores da Terra, seus elementos, lugares, seres, ciclos e ritos;
  • Desenvolver, em cada um, o ser-estar comunitário, proporcionando aprendizagens vivenciais no 'aqui e agora' dadas pelo contexto, a relação e a motivação de conhecer, explorar, experimentar, partilhar, refletir, sonhar e co-criar - enquanto vital equipagem para a resolução criativa de problemas e a convivência pacífica no século XXI.
Este programa decorre sob coordenação geral de Rita Fouto, contando, em cada semana, com elementos da equipa (artística) do projeto Teatro na Escola e elementos das entidades de acolhimento, sendo ainda colaborativamente construído com a participação de outros amigos e parceiros da FAREDUCA, MIAU e FINCA EQUILIBRIUM.
 
Clique abaixo nos links para conhecer o programa detalhado, a biografia dos formadores e outras informações.
 
Calendário de Oficinas
Semana
Proposta
Descrição
Responsável
17 a 21 JUN
Oficina para jovens que acabam de terminar o ano letivo e querem comemorar no ‘dolce fare nienti’. Promoção de passeios, visitas, filmes, conversas, cozinhar junto, tratar da horta, algum bricolage, muita fotossíntese, brincadeiras, improvisações e teatradas poéticas.
Nilson Muniz
24 a 28 JUN
Oficina para crianças que acabam de terminar o ano letivo e querem/ precisam de ‘descomprimir’. Promoção de passeios, idas ao parque, piqueniques, cozinhar junto, tratar da horta, sesta com leituras, muita brincadeira e expressão e criação artística.
Rosária Rocha
1 a 5 JUL
Oficina para crianças e jovens, explorando as potencialidades do teatro/ expressão dramática. Trabalho de pesquisa na envolvente e comunidade local; trabalho de criação em contexto; desafio performático súmula das vivências e experiências da semana.
Rita Fouto
8 a 12 JUL
Oficina para crianças e jovens, explorando as potencialidades do teatro/ expressão dramática. Trabalho de pesquisa na envolvente e comunidade local; trabalho de criação em contexto; ; desafio performático súmula das vivências e experiências da semana.
Sofia Freitas de Abreu
15 a 19 JUL
Oficina para jovens em contexto regenerativo rural agro-florestal. Camping, refeições comunitárias, manhãs de atividades na quinta, tarde de descanso, passeio, partilha e improvisação/ criação artística. Histórias à fogueira.
João Gonçalves (FINCA) e
Rita Fouto (MIAU-FAREDUCA)
22 a 26 JUL
Oficina para jovens em contexto regenerativo rural agro-florestal. Camping, refeições comunitárias, manhãs de atividades na quinta, tarde de descanso, passeio, partilha e improvisação/ criação artística. Histórias à fogueira.
João Gonçalves (FINCA) e
Sofia Freitas de Abreu (MIAU-FAREDUCA)
29 a 02 AGO
Oficina para crianças e jovens que explora um teatro físico/ do corpo/ 'sem palavra', onde a expressividade corporal, as técnicas e comicidade da figura de Buster Keaton dão aso à construção de uma dramaturgia e performance onde o pensamento é gesto, o grupo comunica e resolve criativamente os problemas que surgem.
Sofia Freitas de Abreu 
5 a 9 AGO
(1)
 
 
12 a 16 AGO
(1)
 
 
19 a 23 AGO
(1)
 
 
26 a 30 AGO
Oficina para crianças em modo 'descontraído', cruzando ambiente e arte urbana - e atividades comunitárias: passeios, idas ao parque, piqueniques, cozinhar junto, tratar da horta, sesta com leituras, muita brincadeira e expressão e criação artística.
Rosária Rocha
2 a 6 SET
Oficina para jovens com interesse na área teatral e na exploração da relação entre as ferramentas do ator (corpo, voz e imaginação) e o registo poético em cena.
Nilson Muniz
9 a 13 SET
Oficina para crianças e jovens, explorando as potencialidades do teatro/ expressão dramática. Trabalho de pesquisa na envolvente e comunidade local; trabalho de criação em contexto; desafio performático súmula das vivências e experiências da semana.
Rita Fouto e João Gomes

(1) A definir. Poderá não se realizar.


Oficinas na MIAU (Bairro do Alvito, Alcântara, Lisboa)
 

 Oficina semanal, de 2ª a 6ª Feira, das 9h às 17h (necessidades de prolongamento poderão ser estudadas caso a caso).
 
Custo de 120 euros por participante (não inclui almoço e lanches, que os participantes deverão trazer de casa, excepto em dias de 'cozinhar junto'), bem como outras necessidades específicas a informar previamente - por exemplo, cartão 'Lisboa Viva' carregado com viagens no âmbito de passeios na freguesia/ cidade).
 
Foco geral das atividades:
Na manhã, atividades formativas e de aprendizagem exploratória, vivencial, em sala, no espaço exterior ou em saídas na freguesia. Na tarde, atividades de consolidação criativa/ artística.
Os pais podem participar, vindo almoçar junto e /ou pelas 16h assistir ao 'work in progress'.
 
Nº mínimo e máximo de participantes: 10 a 20.
 
Equipa:
1 Coordenador Geral + 1 Formador/ Facilitador Coordenador da Oficina + 1 a 2 Monitores de Apoio (com possibilidade da participação de amigos convidados pontuais).
 

Oficinas na FINCA EQUILIBRIUM (Poceirão, Palmela - Setúbal)
 
 
Oficina residencial de uma semana, inicia no domingo com dia para montagens com as famílias e termina na sexta-feira seguinte com apresentação/ mostra final e jantar com as famílias.
 
Alojamento em camping - os participantes deverão trazer tenda e saco-cama. Partilhas de tenda poderão ser estudadas caso a caso.

Custo de inscrição de 240 euros (inclui refeições, devendo cada participante trazer 'um cabaz' de suprimentos pessoais/ mais específicos - por exemplo, para pequeno-almoço e lanches).

Atividades:
Na manhã, atividades integradas no dia-a-dia da quinta. Na tarde, atividades de consolidação criativa/ artística. Os pais são convidados a participar, nos dias de chegada e partida, podendo também propor um dia/ atividade/ enquadramento específico contribuidor para o programa.
 
Número mínimo e máximo de participantes: 10 a 12.
 
Equipa:
1 Coordenador Geral + 1 Formador/ Facilitador FINCA EQUILIBRIUM + 1 Formador/ Facilitador MIAU-FAREDUCA + 1 a 2 Monitores de Apoio (com possibilidade da participação de amigos convidados pontuais).


Inscrições e mais informações:
Para efetuar a inscrição, envie-nos um e-mail para fareduca.geral@gmail.com com os seguintes dados:
1. Nome da Criança/ Jovem:
2. Idade:
3. Semana(s) Pretendida(s):
4. Nome do Adulto Responsável:
5. Contacto tmv:
6. Observações:

Poderão ser equacionados descontos (irmãos, várias oficinas) e extensão do horário (oficinas na MIAU).

Recomende-nos a um(a) amigo/a, reenviando o link desta página. Poderá também apoiar este programa, efetuando um donativo que nos permita ir mais além nas próximas edições.

Para contactar a coordenação ligue para 969393039 (Rita Fouto).