segunda-feira, 1 de julho de 2019

2 a 6 de Setembro - Oficina para Jovens 'Poesia em Cena - Palavra, Corpo e Som' com Nilson Muniz

 
Esta nona oficina da 'Semear o Mundo - Oficinas para Crianças e Jovens em Férias - Verão 2019', é dirigida a jovens dos 10 aos 18 anos, interessados em performance, poesia e teatro, e irá decorrer de 2 a 6 de setembro, das 9h às 17h, no espaço teatral da MIAU, no lindo Bairro do Alvito, junto ao Parque Florestal de Monsanto, em Alcântara, Lisboa.

A oficina irá explorar a multiplicidade da poesia como via inspiradora de expressão voltada para a cena. Utilizando a poesia como via inspiradora de expressão, visa-se despertar no participante o ‘poeta latente’ que reconstrói o seu universo imaginário através do corpo e da voz, conduzindo a palavra em cena e explorando as susceptibilidades da poesia e do som em movimento.

O eixo principal desta oficina será o desenvolvimento da narrativa poética em cena, a partir do suporte imagético da palavra. Levar o participante a desenvolver as suas características e potencialidades, enquanto ser criativo, despertando o seu vocabulário interno e consciencializando-o, a partir de técnicas vocais e corporais (respiração, articulação, projeção, ritmo, postura, gesto, presença), à transposição de sua criatividade para a cena, através da palavra dita.
 
Horário-Programa
 
2/09 (2ªF)
3/09 (3ªF)
4/09 (4ªF)
5/09 (5ªF)
6/09 (6ªF)
9:00 - 9:30
Acolhimento
Acolhimento
Acolhimento
Acolhimento
Acolhimento
9:30 - 11:00
Apresentação
Exercícios Corpo e Voz
Exercícios
Corpo e Voz
Exercícios
Corpo e Voz
Exercícios
Corpo e Voz
Exercícios
Corpo e Voz
11:00 - 11:30
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
11:30 - 13:00
Leituras de Poesia
A Palavra Lida.
Fazendo Poesia
A Palavra Escrita
Falando Poesia
A Palavra Dita
Brincando a Poesia
A Palavra Performada.
Ensaio
13:00 - 14:30
Almoço
Tempo Livre
Almoço
Tempo Livre
Almoço
Tempo Livre
Almoço
Tempo Livre
Almoço
Tempo Livre
14:30 - 16:00
Workshops de Criatividade
Workshops de Criatividade
Workshops de Criatividade
Elaboração de performance
Preparativos
16:00 - 16:30
Lanche da Tarde
Lanche da Tarde
Lanche da Tarde
Lanche da Tarde
Apresentação
16:30 - 17:00
Saída
Saída
Saída
Saída
Ultimações da Apresentação


Formador Coordenador: Nilson Muniz

Nilson Muniz é um artista brasileiro multidisciplinar e um pedagogo com larga experiência no trabalho com crianças e jovens.
 
Ator, cantor e ‘spoken word performer’, formou-se pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, posteriormente integrando o Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho, efetuando intercâmbio artístico com o 'Clipa Theater' em Israel. Entre suas performances, destacam-se "The Delight Word's Garden", "Coisa Pra Dizer", "MiraMirrors" e "CabraPedra".
 
Em 2014, lançou o seu primeiro EP de cantautor, UMHOMEMDORMINDO, além de ser proclamado Campeão Português de Poetry Slam, representando o país em diversos torneios internacionais.
 
Participou no 1º Colóquio Internacional ‘Voice on Stage’, sendo docente de 'Expressão Vocal' na Escola de Teatro Evoé, professor de canto e de oficina de artes em várias escolas em Lisboa, desde 2012. Também foi, em 2008, convidado da Haguf Theater (Lecoq System School from Israel) para ministrar aulas de expressão vocal ligada ao corpo, tendo atuado como Artista Orientador do Projeto Teatro Vocacional da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, de 2004 a 2007.

As suas performances e workshops têm estado presentes em diversos festivais de performance, literatura e teatro, em países como Geórgia, Finlândia, Estônia, Itália, Israel, Bulgária, Alemanha, França, Inglaterra, Suécia, Espanha, Portugal e Brasil.
 
Em 2018, integrou a equipa do projeto 'Teatro na Escola' da FAREDUCA e MIAU, sendo professor titular de Teatro e trabalhando com vários grupos-turma do 1º Ciclo, no ano letivo 2018-2019.
 
Número mínimo de participantes: 10
Número máximo de participantes: 20

Inscrições: até 30 de agosto - mais informação aqui.