segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Dona Gota de Água e Dom Plástico: Uma História de Amor Impossível?...

 

Sobre a Peça

‘Dona Gota de Água e Dom Plástico: uma História de Amor Impossível?...’ é um espectáculo de teatro para a infância e a juventude (mas, na realidade, para todas as idades) sobre o tema 'Oceanos e Plástico'.

A peça aborda o tema conjugando rigor (história do plástico, problemática do plástico no mar, conceitos e dados científicos), humor (truncando a dualidade ‘bom e mau’ na humanização das diferentes perspetivas) e amor (veiculando a ética planetária nas necessárias cedências e compromissos que temos de fazer para alcançar um futuro sustentável para todos).

O espectáculo apresenta-se em formatos adaptados aos níveis do Pré-Escolar e do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
 
 
 

Sinopse

Dona Gota de Água chega numa suave brisa. Conta a sua história e fala-nos do Ciclo da Água e de como ela é importante para todos. Cansada, adormece. Surge então Dom Plástico, trazido por uma corrente de ar, que igualmente nos conta a sua história, embora esta de fim trágico, pois os Humanos estão a erradicar o plástico do Planeta. O seu choro dramático acorda Dona Gota de Água. Ao primeiro olhar, apaixonam-se perdidamente – e Dom Plástico resolve seguir Dona Gota de Água até sua casa, o profundo oceano azul.
 
Dona Gota de Água leva-o a mergulhar e ver as maravilhas do fundo marinho. Quando regressa, Dom Plástico ‘sabe’ que veio para ficar, instala-se num luxuoso Estúdio T0, todo em plástico (só para começar) e daí lhe surge uma ideia brilhante: construir um resort no mar, uma ilha flutuante onde todos os plásticos do planeta poderão ficar a salvo dos Humanos e finalmente ‘descansar’. Entusiasmado, conta a Dona Gota de Água os seus planos, mas esta chega da reunião de emergência do Reino Marinho, que decretou que Dom Plástico tem de sair do mar, pois a sua presença está a afetar os seres marinhos e a água.
 
Os dois não parecem poder ficar juntos. Haverá uma solução?...
 
 
 
Ficha Artística

Criação: Rita Fouto

Interpretação: Fábio Vaz e Joana de Carvalho

Técnica e Voz-Off: equipa 'Oceanos e Plástico'

Produção: FAREDUCA e MIAU A.C.

Nota: o espectáculo é inspirado nos Contos ‘Gota de Água’ de Maria Helena Henriques e ‘Dom Plástico’ de Maria José Moreno, integrantes do livro ‘Contos da Dona Terra’, co-editado pela CML, Lisboa E-Nova, APA e Comissão Nacional UNESCO.

O espectáculo enquadra-se nas seguintes égides e iniciativas:
- Dia Internacional da Limpeza Costeira (21 de setembro)
- Dia Nacional do Mar (16 de novembro)
- Dia Europeu do Mar (20 de maio)
- Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho)
- Dia Internacional sem Sacos de Plástico (3 de julho)
- Mares Limpos - Virar a Maré do Plástico (campanha internacional da ONU)
- Plasticus Marítimus (projeto da bióloga Ana Pego)
- Plasticus Marítimus - Uma Espécie Invasora (livro editado pela Planeta Tangerina)

Contacte-nos para agendar uma sessão na sua escola, bairro/ comunidade, freguesia, equipamento cultural, festa ou outro evento onde queira levar esta temática junto dos mais novos e de todos.
 



Contactos

E-mail: fareduca.geral@gmail.com

Tmv: 969393039 (Rita Fouto)