Quem Somos


Quem somos?
A FAREDUCA é uma empresa social que atua na área da educação para o ambiente e o desenvolvimento sustentável. É também uma marca, criada por Rita Fouto, que reflete o seu posicionamento muito específico dentro desta área.

Esse posicionamento traduz-se no privilegiar das linguagens artísticas para transmitir informação (sensibilizar), sedimentar conhecimento (educar) e induzir mudanças (transformar), atuando simultaneamente no nível individual e coletivo.

O que nos move?
Aquilo que nos move, em que acreditamos – e que constitui a base dos nossos pressupostos de trabalho - são, essencialmente, três coisas:

1. A natureza humana é eminentemente criativa. Criar é a nossa principal ferramenta/ dom e missão no mundo. Assim, ao fruir de uma criação, as pessoas estão a (re)aproximar-se da sua essência: isso gera disponibilidade.

2. A arte é uma experiência ‘pura’, direta e imediata, sensitiva e sensível; ela ‘abre espaço’ e ‘caminha’ em nós direto ao centro das emoções, sem passar pelo ‘filtro’ do racional mental: isto cria um vínculo emocional empático, profundo e duradouro.

3. A arte desafia a percepção convencional, estimula a observação e experimentação 'livremente implicada' e promove a reflexão crítica atuante. A fruição/ contemplação de um produto artístico tem esse condão, de nos ativar, estimular, desafiar – dá-nos vontade de agir, fazer coisas, criar à nossa maneira. É um momento único e delicado, a forma como gerimos esse natural e bondoso impulso para a ação.

O que temos feito?
Desde a sua criação, em 2010, a FAREDUCA tem colaborado com escolas, municípios, empresas e outras instituições, desenvolvendo conteúdos, recursos e atividades que mobilizam a ação, maioritariamente de crianças e jovens mas também (e cada vez mais) de famílias, grupos e comunidades.

A par disso, tem sedimentado os seus projetos próprios, renovando e inovando a cada ano letivo e alargando a sua ação às áreas de comunicação para a sustentabilidade e desenvolvimento de projetos.

Navegue, siga-nos e entre em contacto!
Este blog constitui o portal da FAREDUCA na internet, tendo como objetivo divulgar as atividades e recursos que vai produzindo para diferentes públicos, escolar e não escolar. Se este blog lhe interessa, não deixe de o seguir.

Para mais informações, contacte-nos.