segunda-feira, 1 de julho de 2019

9 a 13 de setembro - Oficina para Crianças e Jovens 'Dramático é Não Ter Expressão' com Rita Fouto e João Gomes


Esta décima (e última oficina) da 'Semear o Mundo - Oficinas para Crianças e Jovens em Férias - Verão 2019', é dirigida a crianças e jovens dos 6 aos 18 anos e irá decorrer de 9 a 16 de setembro, das 9h às 17h, no espaço teatral da MIAU, no lindo Bairro do Alvito, junto ao Parque Florestal de Monsanto, em Alcântara, Lisboa.
'Dramático é Não Ter Expressão' convida os participantes a encontrar a sua mais genuína, livre e profunda forma de expressão, ancorando na escuta ao coração o que é genuínio (porque vem de dentro); libertando-se do julgamento e da crítica negativa (para poder voar sem amarras); e comprometendo-se com a experimentação e o jogo para descobrir (coisas novas, a si mesmo).
 
Como faremos a viagem? Juntos. Em comunidade. Numa constante descoberta. Explorando, arriscando, inventando, conjugando, celebrando. Lá fora onde o mundo é um vento que nos leva. E cá dentro onde a sala é um ninho recatado. Utilizando o teatro como ética, estética e prática lúdico-pedagógica. Com o foco sempre presente nos temas do ambiente e da sustentabilidade, no ativismo que se ergue, a compasso da transição, no pequeno-grande da nossa escala de agir e saber.
 
Convidamos todos a participar. Vai ser uma viagem inesquecível!
 
Horário-Programa:
 
 
9/09  (2ªF)
10/09  (3ªF)
11/09  (4ªF)
12/09  (5ªF)
13/09  (6ªF)
9:00 - 9:30
Acolhimento
Acolhimento
Acolhimento
Acolhimento
Acolhimento
9:30 - 11:00
Passeio na Floresta
Passeio no Bairro
Passeio na Freguesia
Passeio na Cidade
Ficar em Casa: Criar
11:00 - 11:30
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
11:30 - 13:00
Conhecer
Meditar
Fazer um Altar
Identificar
Registar
Fazer um Diário
Apurar o olhar
Sentir o Gostar
Desenhar, Pintar, Colar
Ousar Arriscar
Ir pelo Intuir
Viagem Atribulada
Preparar
Melhorar
Ensaiar
13:00 - 14:30
Almoço e
Brincadeira Livre
Almoço e
Brincadeira Livre
Almoço e
Brincadeira Livre
Almoço e
Brincadeira Livre
Almoço e
Brincadeira Livre
14:30 - 16:00
Histórias Nossas e em Volta
Histórias, Cenas, Personagens
Histórias, Locais, Objetos e Plásticas
Histórias, Viagens, Viajantes, os nossos 'Gurus'
Ensaiar
Refletir
Avaliar
16:00 - 16:30
Lanche da Tarde
Lanche da Tarde
Lanche da Tarde
Lanche da Tarde
Lanche da Tarde
16:30 - 17:00
Saída
Saída
Saída
Saída
Ultimações da Apresentação Final
 
Formadores-Coordenadores: Rita Fouto e João Gomes
 
A Rita é atriz, encenadora, dramaturga, criadora, professora e formadora teatral. Membro fundador da MIAU, em 2000, criou, em 2010, a FAREDUCA.
A Rita gosta muito de contar histórias, de as pôr em cena, de desafiar o corpo, a voz e a imaginação e com eles esculpir significados e sentidos, com e para lá das palavras. A Rita já escreveu dezenas de textos teatrais; dirigiu e encenou espectáculos para o grande e pequeno público, em espaços íntimos e não convencionais e grandes salas de espectáculo; produziu projetos muito diferentes.
Leciona aulas de teatro desde 2003; em 2010, cria a ‘SEMEAR O MUNDO’; em 2015, inicia a coordenação de AEC em escolas públicas do 1º Ciclo, formalizando o projeto ‘TEATRO NA ESCOLA’ e editando o ‘Caderno de Expressão Dramática para o 1º Ciclo’; nesse mesmo ano, inicia também, na MIAU, o Clube de Teatro Júnior e Grupo de Teatro Sénior, que dirige; em 2016, torna-se formadora certificada do PEEA - Programa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação, para a área do teatro.
O João é Mestre em ‘Teatro’, especialização em ‘Teatro e Comunidade’, pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTC). Licenciou-se em ‘Artes Performativas’ pela Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa (ESTAL) e fez o ‘Curso de Atores’ do Espaço Evoé – O Corpo das Artes.
Encenou o projeto ‘Mar Encantado’, uma produção dos ‘Comediantes de Lisboa’, que se estreou no Coliseu dos Recreios, tendo ainda feito carreira no Cinema São Jorge. Estreia-se como Encenador em 1996, dirigindo a ‘Companhia Teatro a Carvão’. Entre 2004 e 2014 trabalhou no ‘Centro Cultural da Malaposta’, sendo o encenador residente para os projetos ‘Grupo Teatro Lusófono’ e ‘Grupo de Teatro Sénior da Malposta’. Nos últimos 20 anos encenou ainda peças para várias companhias tais como o GTMT, GATAM, Grupo Teatro ARCBT, Grupo Teatro da Mitra – Casa do Gaiato, entre outros.
É, atualmente, Diretor e Encenador da IMAGINE Produções Criativas.
 
Número mínimo de participantes: 10
Número máximo de participantes: 20


Inscrições: até 6 de setembro - mais informação aqui.