terça-feira, 11 de junho de 2019

8 a 12 de julho - Oficina para Crianças e Jovens 'Acrescentar um Ponto' com Sofia Freitas de Abreu


Esta quarta oficina da 'Semear o Mundo - Oficinas para Crianças e Jovens em Férias - Verão 2019' é dirigida a crianças e jovens dos 6 aos 18 anos e irá decorrer de 8 a 12 de julho, das 9h às 17h, na sede da MIAU, no Bairro do Alvito, em Alcântara, Lisboa.

Nesta oficina, vamos partir de uma história para abrir caminho para experiências de apresentação. Utilizaremos as especificidades do espaço para testar diferentes formatos de apresentação. Serão feitos exercícios de movimento, voz, criação de texto, improvisação de acções e criação de cenografia, figurinos e adereços. O objectivo é que os participantes sintam o conforto de criar uma apresentação cénica como se estivessem em casa e a apresentassem à família, para experimentar os diferentes mecanismos de exposição de ideias criativas. Acrescentando assim um ponto ao conto que recebem.

Pretende-se desenvolver a relação da articulação da ação com a palavra, aprender a materializar as imagens que o texto propõe, trabalhar em grupo, conhecer como o corpo se pode ser um veículo de ideias, tornar mais sauve a possibilidade de se expor perante um público e diversão.
 
Horário-Programa


 

8/07 (2ªF)

9/07 (3ªF)

10/07 (4ªF)

11/07 (5ªF)

12/07 (6ªF)

9:00 - 9:30

Acolhimento

Acolhimento

Acolhimento

Acolhimento

Acolhimento

9:30 - 11:00

Jogos de grupo e de apresentação (parte 1)

Aquecimento de corpo e exercícios de grupo (parte 1)

Aquecimento de corpo e voz e exercícios de grupo (parte 1)

Aquecimento de corpo e voz e exercícios de grupo (parte 1)

Aquecimento de corpo e voz e exercícios de grupo (parte 1)

11:00 - 11:30

Lanche da Manhã

Lanche da Manhã

Lanche da Manhã

Lanche da Manhã

Lanche da Manhã

11:30 - 13:00

Leitura de histórias e improvisações sem palavra (parte 2)

Improvisações de história com panos (parte 2)

Improvisações com o texto (parte 2)

Trabalho sensorial de preparação das entidades da história (parte 2)

Ensaio Geral (parte 2)

13:00 - 14:30

Almoço e

Brincadeira Livre

Almoço e

Brincadeira Livre

Almoço e

Brincadeira Livre

Almoço e

Brincadeira Livre

Almoço e

Brincadeira Livre

14:30 - 16:00

Improvisação livre com objectos

Expressão corporal

Cruzar histórias

Ensaio

Apresentação pública

16:00 - 16:30

Lanche da Tarde

Lanche da Tarde

Lanche da Tarde

Lanche da Tarde

Lanche da Tarde

16:30 - 17:00

Saída

Saída

Saída

Saída

Ultimações da Apresentação
Formadora-Coordenadora: Sofia Freitas de Abreu
Quando trabalho com transmissão de conhecimento e orientação artística a crianças, procuro resgatar aquilo que nessa etapa da minha vida mais me fascinava: criar situações, espaços e acontecimentos que não tinha possibilidade de vivenciar no meu quotidiano.

Muitas vezes recorria ao teatro, mas gostava sempre de experimentar materiais plásticos, construir casas de cartão, tendas com lençóis, cenários desenhados em papel pardo, teatrinhos de fantoches, até tive um grupo de dança das músicas das Spice Girls.

A única diferença de eu ser a adulta no grupo é ter estudado mais técnicas e ter tido experiências profissionais. Assim procuro sempre conhecer as ideias, desejos e aflições dos participantes das minhas aulas e oficinas e, se assim for seu desejo, usá-las como matéria criativa para adicionar a textos, materiais e exercícios que proponho. O ambiente pretende ser o de o participante se sentir em casa a construir com tempo uma apresentação das suas ideias próprias.

A formação da Sofia é em maioritariamente em teatro, mas com fortes influências de dança e artes plásticas. Licenciou-se em 'Estudos Artísticos' na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e em 'Teatro' (como atriz) na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Pós-graduou-se em Práticas Cénicas e Cultura Visual na UCLM de Madrid e passou por formações em espaços como Fórum Dança, C.E.M., FCSH, CNB, ZDB, CNBA México, Teatro Bando e Teatro de Campo Alegre. Trabalha com crianças desde 2008, minsitrando formação sobretudo no MOVEA e na HARPA Portugal, tendo passado também pelo Teatro das Beiras, Cinemateca Júnior e Fundação Arpad-Szen Vieira da Silva.

A Sofia colabora com a FAREDUCA e MIAU desde 2019, no âmbito dos projetos 'Teatro na Escola' e 'Zero Kelvin - Jovens pelo Clima'.

Número mínimo de participantes: 10
Número máximo de participantes: 20

Inscrições: até 5 de julho - mais informação aqui.