quarta-feira, 18 de julho de 2018

FAREDUCA :: Agenda 2018-19


Eis a nossa agenda para o ano letivo 2018-19.
 
Destacando dois temas: Plástico e Juventude.
 
O primeiro, pelo incontornável imperativo de reduzir a poluição pelo plástico, logo, o consumo e utilização de produtos em plástico - começando, claro está, pelo mirabilis saco de plástico; depois as palhinhas; loiça em plástico; acessórios/ equipamentos/ mobiliário em plástico... Bom, acabaremos nos restantes derivados do petróleo, em especial os combustíveis: toda a gente a andar pé ou de bicicleta - e o mundo volta a ser um paraíso.
 
Quanto ao segundo tema, Juventude, mais delicado, reclamam eles que "nada sobre nós, sem nós, é para nós" - e têm toda a razão! Urge dar atenção aos jovens, reclamar (por nossa vez) a sua presença nos lugares onde se está (a tentar) (a conseguir) fazer a mudança - e saber o que acham disso, descobrir como envolvê-los - porque o tempo urge e a vitalidade e força dos (nos) jovens não pode ser desperdiçada.
 
A nossa agenda regista meses como décadas e deixa-se atravessar por uma 'linha vermelha' (que copiámos de um gráfico da NASA, do 'Global Land-Ocean Temperature Index', desde 1880). Para lembrar (como se fosse preciso!) que a temperatura está mesmo a subir perigosamente no nosso planeta; e que temos que inverter a situação. Já não basta sustentar, preservar (e temos muitas reservas em aceitar o 'adaptar'): é preciso é regenerar, acrescentar algo positivo, melhorar efetivamente as coisas.
 
Muito pertinente, pois, esta 'linha vermelha', quando se realiza em Lisboa a 4ª Conferência Europeia de Adaptação Climática (ECCA 2019, 28 a 31 de maio) - e quando nos preparamos para, nesse âmbito, participar numa manifestação artística, ao lado de outras organizações da sociedade civil. Talvez possamos juntar mil pessoas vestidas de vermelho e simular esta linha. Ou estar de marcadores vermelhos a desenhá-la no corpo das pessoas. Ou perguntar a cada um se é esta linha (sina) que quer no seu (nosso) destino. Enfim, por aí...
 
Relativamente às atividades que mapeamos, incluem as que pretendemos promover e aquelas em que pretendemos participar, traduzindo vontades (desafios) e alguns compromissos já assumidos.
 
Setembro é um mês cheio, de arranque, em que continuamos a participar nas sessões do 'Transforming Capitalism Lab' do Presencing Institute | U.Lab do ISEG (mensalmente, até dezembro); participamos no UNITYGATE (abertura em Lisboa e Festival em Mafra); lançamos o 'passaporte comunidades sustentáveis', celebrando a égide europeia; e 'abrimos' o projeto CVERDE à co-criação/ desenho/ construção coletiva, convidando todos a um workshop.
 
Em outubro, prevemos retomar a iniciativa d'Os Dias da Terra, com Álvaro Fonseca e com a CML.CIM, num novo ciclo de sessões mensais (até abril de 2019), integrando o 'Comunidade - Projeto e(m) Partilha' através de visitas a comunidades do 'passaporte' lançado em setembro.
 
Em novembro, contamos poder participar na LisbonWeek e promover, com vários parceiros, umas 'Jornadas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável' (vamos ver se conseguimos, queremos muito discutir o tema).
 
Dezembro será mês da 'Semear o Mundo - Sustentabilidade, Arte e Comunidade', em semanas de atividades para crianças e jovens em férias. A repetir nas férias da Páscoa e do Verão.
 
Janeiro e Fevereiro estão (para já) calmos; o arranque do ano tratá mais um ciclo de balanço e planeamento/ ajustes - e fevereiro é mês de folia, com o carnaval e o cupido a despertar amores.
 
Em março, celebraremos a 'Semana da Primavera' dedicada ao público jovem (alunos do ensino secundário e universitário - 15 aos 25 anos), promovendo, com a CML.CIM, uma programação intensa para celebrar o equinócio da primavera, o dia da árvore/ floresta, da poesia e do teatro.
 
Em abril estrearemos 'In Nature', um espectáculo multiarte, de percurso, apresentado em contexto de natureza e promovido com vários parceiros - em abril, celebrando o Dia da Terra; em maio, o Dia da Biodiversidade; e em junho, o Dia da Criança e Dia do Ambiente.
 
Maio é mês do EARTFest'2019 - 7ª Festa da Terra, no CIM, com todos os amigos e parceiros. E também da já referida ECCA - Conferência Europeia da Adaptação Climática.
 
Julho traz-nos o Pedras - Pessoas e Lugares, festival anual do c.e.m., que este ano pudémos acompanhar e para o ano queremos revisitar (e se possível participar).
 
Agosto será mês do 'Art for the Earth', encontro internacional de verão de Arte pela Terra - que este ano lançámos mas não foi possível concretizar, pelo que esperamos em 2019 realizar.
 
E por ora é tudo, inscrevam-nos na vossa agenda, façam-no-la chegar também, queremos partilhar para unir, aprofundar e fortificar.
 
Estamos prestes a ir de férias, não sem antes vos deixar local e data para um último abraço: dia 27 de julho, às 19h, na Livravia Ler Devagar (Lx.Factory, Alcântara, Lisboa), onde iremos participar no Forum LDP - Lisboa Dance Platform, com uma intervenção sobre 'A Importância da Arte no Desenvolvimento do Indivíduo e da Sociedade'.
 
Até lá,
Tudo de bom...
E boas férias!
 
Pela FAREDUCA,
Rita Fouto