quinta-feira, 14 de junho de 2018

(Os Dias da Terra #6) 23.Jun no CIM - Somos o Que Comemos



OS DIAS DA TERRA iniciaram no sábado 27 de janeiro, no CIM (Centro de Interpretação de Monsanto), bem no coração do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.
 
Partindo de uma ideia de Álvaro Fonseca, a que se junta a FAREDUCA e a CML (e vários parceiros), propomo-nos respirar o verde, comungando deste ciclo formativo e vivencial (certificado pelas entidades organizadoras) dedicado ao bem-estar e à sustentabilidade - e dirigido aos colaboradores e públicos das entidades envolvidas, profissionais das diferentes áreas e público geral/ famílias, com propostas para todas as faixas etárias.
Nesta 6ª sessão, teremos uma manhã dedicada aos alimentos, com uma conversa participativa para jovens e adultos e (simultânea) oficina criativa para crianças. Segue-se o almoço de convívio, partilhado com os contributos de todos e, pela tarde, uma sessão de 'networking' (balanço do EARTHfest' 2018 e planos para 2018-19) e, em horário simultâneo, a habitual aula 'Yoga, Vida e Natureza' para crianças e adultos, com a FPY).
 
Uma proposta para um dia em cheio (e em comunidade), gratuita mas de inscrição obrigatória.
 
  
Dia #6
Somos o que Comemos

PROGRAMA:

10h - Receção dos participantes

10h30 - Conversa Participativa “Somos o Que Comemos” para jovens e adultos
Conversa-Debate a partir de alimentos selecionados e perguntas sobre hábitos alimentares
Com Álvaro Fonseca e Rita Fouto

10h30 - Oficina Criativa "Comemoremos" para crianças dos 6 aos 12 anos
(Re)Conhecer os alimentos; alimentos para os olhos, o coração e a boca; preparação coletiva de um 'prato' para o almoço partilhado
Com Irene Altieri | Salsa em Festa

12h30 - Momento coletivo
Almoço de convívio e 'prato' feito pelas crianças na oficina.
 
 15h30 - Sessão de Networking:
Balanço do EARTHfest' 2018
Projeto CVERDE
Planos para 2018-19
(FAREDUCA & Parceiros)
Facilitação da Sessão por Rita Fouto | FAREDUCA
 
15h30 - Aula de Yoga com a Federação Portuguesa de Yoga
Aula para adultos e aula para crianças. 
 
Balanço:

A 6ª e última sessão do ciclo ‘Os Dias da Terra’ teve lugar no dia 23 Junho no Centro de Interpretação de Monsanto. A conversa teve a participação de 6 adultos, incluindo os facilitadores (Rita e Álvaro) e a convidada Ana Firmino (docente da FCSH/Nova).
 
(os facilitadores da conversa, poucos minutos antes do seu início)

Partimos da leitura dos ingredientes de alguns alimentos (gelado, croissant embalado e pão de forma) e do visionamento de dois vídeos: TED-talk ‘What’s wrong with our food system’ e excerto inicial da Grande Reportagem da SIC, ‘Somos o que comemos’ (ver ‘links’ mais abaixo).
 
Falámos sobre mudanças nos hábitos alimentares dos presentes, bem como dos problemas da produção industrial de alimentos, do controlo da distribuição e comercialização por grandes empresas e do ‘marketing’ alimentar. Terminámos com a leitura de uma citação de Wendell Berry (escritor e activista norteamericano):

“Comer com o máximo de prazer – um prazer que não deriva da ignorância – é talvez a manifestação mais profunda da nossa ligação ao mundo. Neste prazer experimentamos e celebramos a nossa dependência e a nossa gratidão, pois vivemos do mistério, de seres que não criámos e de forças que não conseguimos compreender.”

A oficina experiencial teve a participação de quatro crianças e jovens e foi facilitada pela Irene Altieri, que os desafiou a preparar uma salada para o almoço a partir de uma combinação de legumes e verduras frescos, aromáticas e frutos secos.
 
(momento final da oficina, com dois dos participantes e a facilitadora, Irene Altieri)

A sessão culminou com a apresentação da salada preparada na oficina e foi seguida pela fruição do almoço partilhado nas mesas de pic-nic no exterior do CIM, num convívio de celebração do fecho do ciclo de sessões.
 
 
Balanço pela organização:

A 6ª (e última) sessão d'Os Dias da Terra foi a menos participada, ficando a celebração do fecho deste ciclo aquém do que (idealmente) gostaríamos: que pudesse ter reunido os participantes de todas as sessões. 
 
Todavia, o momento de refeição conjunta foi bastante tranquilo, comunitário, saboroso e, por tudo isto, muito prazeroso, deixando-nos um sorriso e suspiro bom na despedida.
 
A organização fará agora o seu balanço final desta iniciativa, a partir da qual se poderá perspetivar a sua continuidade (ou não) em novo ciclo, a partir de setembro/ outubro.
 
Nesta sessão não houve donativos.
 
 
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CICLO:
Saiba mais sobre este ciclo, como e porque surgiu, quais os objetivos, balanços das sessões anteriores e datas e temas das próximas sessões, aqui.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário