FA-EDS - Formação Avançada em Educação para o Desenvolvimento Sustentável


Jornada com os Professores


O que é?
No âmbito da iniciativa conjunta da FAREDUCA e da Associação The K-Evolution, 'Educar Adiante', surge o presente convite aos professores para uma jornada formativa de aprofundamento.


A quem se destina?
Professores do Ensino Básico, Secundário e Superior que concluíram a FI-EDS - Formação Inicial em Educação para o Desenvolvimento Sustentável e outros especialmente vocacionados e interessados no tema. Incluem-se também as escolas profissionais.


Duração e Formato
Oficina de 100 horas*, compreendendo 50h presenciais** e 50h à distância, das quais 25h de acompanhamento individual (tutoria).

A oficina decorre ao longo de um semestre, com um total de 6 sessões presenciais (uma vez por mês, aos sábados, duração de 8h) e 24 sessões à distância (uma vez por semana, a um dia de semana a definir, duração de 2h), alternando entre coletivas e individuais (tutoria).

* Oficina acreditada pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira docente de professor do ensino básico e secundário - neste momento, 25h estão acreditadas; pretendemos acreditar mais 25h. ** Caso as condições não o permitam, estas 50h serão convertidas para o formato à distância (e-Learning).


Objetivos
Esta jornada tem como principal objetivo apoiar os professores no seu processo transformativo (pessoal e profissional) e 'equipagem' das necessárias competências para 'educar adiante'.

"Num mundo complexo e veloz, que é capaz de mudar drasticamente de um momento para o outro, parece-nos isso acertado: educar pelas convicções de si, os dons, vontades e sonhos de cada um, na melhor equipagem possível ao enfrentar da incerteza, do desconhecido, de forma criativa e crítica, com determinação e coragem, mas também com alegria e esperança." ('Educar Adiante', Julho 2020)

 

(Surfar o Mar da Incerteza - desenho de uma criança, aqui livremente interpretado por nós)

Neste 'Educar Adiante' inscrevemos, portanto, o risco, a incerteza, a complexidade e velocidade do mundo à nossa volta - mas também a determinação e coragem para parar, olhar para dentro, ver o simples e imutável e integrar a essência do que somos naquilo que fazemos.

Acreditamos que essa integração (e a sua aprendizagem e prática contínua) é a chave da 'mudança', ou seja, da transformação dos seres humanos (enquanto indivíduos e profissionais de qualquer área) na resposta aos desafios emergentes deste século XXI.

Acreditamos também que a operacionalização dessa integração nos está a ser fornecida pela visão-paradigma da sustentabilidade - e, portanto, da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) -, enquanto contínua procura de um (necessariamente instável e impermanente, ou seja, dinâmico) equilíbrio entre as dimensões ecológica, social e económica do desenvolvimento das sociedades humanas na Terra.



(Roteiro EDS 2030 da UNESCO, 2020)

É isso que iremos procurar nesta jornada: informar visões de futuro, a partir de referências em EDS (académicas, normativas e de 'boas-práticas' no terreno); escutar os professores e com eles co-construir um roteiro de aprofundamento (de princípios e práticas educativas, a adotar nas suas aulas, instituições educativas e currículos); e medir/ avaliar progressos (numa ótica de acompanhamento, formação e melhoria contínuas).


Estrutura
Esta jornada formativa estrutura-se em quatro módulos:
  • Módulo 1: Transformar o Professor - Passaporte de Experiências Vivenciais Transformativas e sua Integração no Quotidiano Pessoal e Profissional.
  • Módulo 2: Transformar a Escola - Partilha de Sonhos e Visões Individuais (e de casos reais de referência / inspiradores) e Co-Criação de um Sonho e Visão Comum.
  • Módulo 3: Transformar o Currículo - Valores e Princípios, Objetivos e Metas, Integração Pedagógica e Prática; Propostas Concretas pelos Formandos.
  • Módulo 4: Transformação em Ação - Construir e Testar um Protótipo e Aferir Formas de Integração tendo em conta os diferentes fatores presentes no Sistema-Escola.


Conteúdos
Genericamente, esta jornada irá focar os seguintes conteúdos:
  • EDS - conceito e enquadramento; passado, presente e futuro
  • Caminhos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional em EDS
  • EDS na Escola - historial, abordagens/ pedagogias e casos práticos
  • EDS no Currículo - historial, propostas de integração e casos práticos


Ferramentas e Metodologias
Na exploração destes conteúdos, serão utilizadas e referenciadas as seguintes ferramentas e metodologias:
  • A prática do estado 'vazio' - Meditação e Mindfulness
  • Caminhar no 'vazio' - Caminhos Iniciáticos e Jornadas de Intenção
  • Shinrin-Yoku - Banho de Floresta Japônes
  • Registar e recontar - Journaling, StoryMapping e StoryTelling
  • Comunicar com significado - Escuta Profunda, Comunicação Empática e Comunicação Não Violenta
  • Expressar a essência - Teatro Físico, Dança Holística, Voz e Ritual
  • Ligação à Terra - Ativismo Gentil, Ecologia Integral e Trabalho que Reconecta (Joanna Macy)
  • Sonhar e desenhar o sonho - Ikigai, Dragon Dreaming e Design Thinking
  • Teoria de Sistemas e Teoria U
  • Conversar e consensuar caminhos - Art of Hosting, Way of Council e Sociocracia
  • Escola Humana - Jogo das Emoções, SocioDrama, Caminho do Artista e Jogo da Abundância


Formadores


Frequência
Calendário da Formação: 11 de Janeiro a 30 de junho de 2021

Período de Inscrições: até 8 de Janeiro de 2021 (alargado até 29 de Janeiro devido à situação pandémica da COVID-19)

Formulário de Inscrição: aqui

Nº Máximo de Formandos: 20

Custo: 900 € ou 200 €/ mês por 5 meses

O custo da formação inclui:
  • Plataforma Digital de Gestão e Apoio à Formação (EXCLUSIVO)
  • Conteúdos e Recursos de Apoio à Formação (EXCLUSIVO)
  • Honorários e Seguro das Formadoras
  • Seguro dos Formandos
  • Logística das Sessões Presenciais
  • Serviços de Comunicação e Apoio Audiovisual
  • Gestão Administrativa e Financeira da Formação
  • Acreditação e Certificados de Participação

Modalidades de Pagamento: em 5 prestações mensais de 200 € (Janeiro a Maio) ou integral no início do curso (desconto de 100 €).



Clarificando o Convite
A razão pela qual vos convidamos a participar nesta jornada é porque acreditamos que podemos, com base nos princípios e abordagem da EDS, transformar o 'Sistema-Escola' como um todo. Visionando que 'Todas as Escolas Portuguesas sejam, em 2030, Escolas de Referência em EDS', conforme a Meta 4.7 do Objetivo 4 da Agenda 2030 da ONU.

O convite traduz a participação de um grupo pioneiro de professores portugueses num programa formativo, vivencial e transformativo, que irá testar a 'mudança de paradigma na educação' primeiramente em si mesmos e nas suas vidas e realidades/ contextos específicos, demonstrando que esta mudança é não só urgente e necessária como possível e realista. 

Acreditamos que os formandos que já iniciaram a jornada, frequentando a FI-EDS e/ ou outros programas formativos (e transformativos) em EDS, estarão mais motivados e bem preparados para co-criar connosco uma proposta prática 'de caminho adiante'.

Incentivamos particularmente a inscrição de professores em par pedagógico, entre um professor que tenha frequentado a FI-EDS e um colega da mesma instituição educativa, que esteja igualmente motivado e envolvido no 'processo transformativo de escola', para assim e desde logo colaborar, quer no desenvolvimento e teste de protótipo, quer nas etapas seguintes.




Partilhando o Sonho
A iniciativa 'Educar Adiante' não se esgota no convite a esta jornada formativa de seis meses; ela é antes o início de um desenho de sonho a três anos. Cujo central objetivo é transformar a aprendizagem e os seus ambientes - e fortalecer e empoderar as capacidades dos professores.

Sendo esta a 'Fase 1', perspetivam-se, em sequência, as seguintes:
  • Fase 2 - Setembro 2021 a Junho 2022 (Ano Letivo 2021/ 2022): implementação do 'protótipo' na respetiva escola/ instituição e formalização da sua adoção face ao nível de 'sucesso' e aceitação das medidas implementadas e mudanças efetuadas.
=> Processo acompanhado pela equipa do 'Educar Adiante' e avaliado por uma equipa de especialistas convidados, com experiência na gestão da mudança.
  • Fase 3 - Setembro 2022 a Junho 2023 (Ano Letivo 2022/ 2023): disseminação e ampliação do 'Desenho de Escola Integral para a Sustentabilidade (DEIS) a outras instituições educativas e níveis/ graus de ensino (e.g. Universidades).
=> Processo desenvolvido pela equipa do 'Educar Adiante', em conjunto com profissionais e instituições parceiras.

Este é um processo de abordagem vertical 'de baixo para cima', ou seja, primeiramente desenvolvido e suportado por organizações da sociedade civil e entidades parceiras comprometidas com a 'Educação 2030'.

Este é também o tempo de colocar em prática os conceitos teóricos e demonstrar, com coragem e resiliência, a esperança de que estamos a criar o Melhor Futuro para todos.

“Esperança não é a convicção de que algo vai dar certo, mas a certeza de que algo vale a pena ser feito, não importa o que aconteça“ (Václav Havel, Líder Checa)

Se quer fazer parte da mudança, embarque connosco nesta jornada. Esta é a hora!


Envolva-se
Se chegou até aqui, e independentemente de vir ou não a frequentar esta jornada formativa, envolva-se neste processo, aceitando as nossas sugestões de leitura, reflexão/ comentário e criação-ação:

Contacte-nos


Associação The K-Evolution | Alexandra Silva (alexandra.silva@kevolution.org, tmv 962302260)
FAREDUCA - Educação para a Sustentabilidade | Rita Fouto (fareduca.geral@gmail.com, tmv 969393039)