Processo Consultivo
Ano Letivo 2020-2021
O que é?
No âmbito da iniciativa conjunta da FAREDUCA e da Associação The K-Evolution, 'Educar Adiante', surge o presente convite à participação no processo consultivo da UNESCO 'Futuros da Educação: Aprender a Tornar-se' | 'Futures of Education: Learning to Become'.
Partilhamos totalmente da sua visão, que diz que:
"O conhecimento e a aprendizagem são os maiores recursos renováveis da humanidade na resposta aos desafios e invenção de alternativas. Mas a educação faz mais do que responder a um mundo em mudança: a educação transforma o mundo."
Este processo tem como objetivo catalizar um debate global sobre
Como re-imaginar
o conhecimento,
a educação
e a aprendizagem,
num mundo de crescente
complexidade,
incerteza
e precaridade?
Coloca-nos o desafio de 'Co-construir os Futuros da Educação', num plano-horizonte a 30 anos (2020 - 2050),
começando por idealizar uma nova escola.
Trata-se de um convite alargado à participação de todos, quer individualmente, quer
coletivamente, colocando-nos três simples perguntas:
1. Como imaginas o futuro, em termos gerais? (Em que tens mais
esperança? E o que te preocupa mais?)
2. Quais deveriam ser os objetivos coletivos de educação em 2050?
3. No futuro, como deveria mudar: aquilo que aprendemos, como
aprendemos e onde aprendemos?
A participação nesta auscultação mundial pode ser feita:
a) Expressando a tua visão sobre 'os futuros da educação' (submissão de um texto);b) Listando os desafios e propósitos mais importantes da educação (questionário de 1 minuto);
c) Expressando a tua visão sobre a Educação em 2050 (submissão de um trabalho artístico);
d) Debatendo vídeos; e
e) Envolvendo-te de outras formas.
Dá-nos conhecimento da tua participação, enviando-nos 'cópia' do teu contributo por e-mail.
O processo consultivo encontra-se aberto no Ano Letivo 2020-2021, pelo que convidamos TODOS a participar!