quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Fazer Aldeia - 12 de janeiro no Auditório Camões

 
'Fazer Aldeia' foi uma iniciativa solidária de angariação de fundos para o projeto da 'Casa de Pax' da associação 'Fazedores da Mudança'.
 
Foi também uma gala-espectáculo-roteiro de iniciativas inspiradoras e transformadoras para 2019.
 
O evento reuniu cerca de 100 participantes, num ambicioso e extensivo programa que congregou mais de 30 convidados, entre artistas, educadores, cientistas, investigadores, ativistas e comunicadores, que estão a 'semear' a mudança nas suas áreas de atividade.
 
O mote 'fazer aldeia' ancorou-se na visão de uma ecologia profunda (da natureza), de uma economia humanista (da dádiva) e de uma sociedade transformadora (do presente).
 
A ecologia profunda convidou-nos a mergulhar 'In Nature' com Pedro Ramos/ Ordem do O e Alban Hall/ Metta Music; honrar a 'Floresta-Esta' com Inês Fouto/ Cenas Teatro e Companhia, Carlos Sério, Carl Nevitt e Miguel Marques/ Serial Jam e Marina Zimmerman/ Reflorestar Portugal; e 'Ser Água, Ser Semente' com Patrícia Herdeiro e Tim Daly/ Ser Água, Isabel Correia/ Upaya Ambiente e Avani Ancok.
 
A economia humanista trouxe-nos o desafio de 'Decrescer' com Álvaro Fonseca/ membro da Rede do Decrescimento Portugal; 'Humanizar' com Alexandra Ganilho, Carlos Sério, Elisa Crisóstomo, Filipa Santana e Rita Fouto/ MIAU Companhia de Teatro, Jorge Ribeiro/ GEIC Coletivo de Artistas,  Manuel Pelágio/ Revolutions for a Better World e Manuel Laranja/ U.Lab ISEG; e 'Localizar' com Júlia Bentz e amigos do Coro Good Vibes, Carina Lourenço/ Rede Transição Portugal e Fernando Oliveira/ Iniciativa de Transição de Linda-A-Velha.
 
A sociedade transformadora levou-nos a 'Emergir no Apocalipse' com Pedro Bettencourt/ Amálgama Companhia de Dança, Paulo de Carvalho/ Ripples of the New Experiment e Nuno da Silva/ Catalizar Portugal; a 'Propagar a Paz' com Helena Marujo/ ISCSP - Cátedra UNESCO da Educação para a Paz Global Sustentável; e a 'Cuidar do Presente' com Njiza Costa/ Art of Hosting Portugal e Alexandra Silva/ K-Evolution.
 
O evento foi apresentado por Rita Fouto/ MIAU-FAREDUCA e João Gomes/ IMAGINE Produções, tendo ainda contado, na equipa técnica, com José Coelho, Luís Santos, Francisca Battaglia e João Lacueva - e o apoio de bar por Rita Oliveira e amigos da Agricultura e Vida.
 
A bilheteira esteve a cargo de Alexandra Ganilho/ MIAU e o espaço de apresentação e donativos à 'Casa de Pax' contou com Vanda Freire/ Fazedores da Mudança. Aline Andrade assegurou as relações públicas do evento.
 
O evento foi palco de múltiplas dádivas, testemunhando uma forte união entre todos, a alegria de projetar e celebrar o novo ano e o projeto da 'Casa de Pax' - e a comoção da presença, abrindo sulcos ao amor maior que (re)nasce quando juntos somos.
 
Porque juntos somos aqueles de quem estávamos à espera.
 
As celebrações da 'Casa de Pax' na aldeia de Água Formosa, de 8 a 10 de junho de 2019, ficaram na agenda de todos. E o 'Fazer Aldeia' ganha ares de sequela - por isso: fiquem atentos!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário