Meditar com a Terra

 


CONVITE
O Convite a meditarmos juntos com a Terra é um apelo à mobilização pelo clima, fundada na compreensão que a mente precede tudo e que as ações precisam de ser informadas por um conhecimento de si mesmo e pelo reconhecimento do poder que a consciência coletiva tem em criar a Realidade.

INTENÇÃO
Convidamos todos a juntarem-se a nós, nas vossas práticas, nos vossos lugares, ao mesmo tempo, com a mesma intenção: Regenerar a Terra, Regenerar a Consciência Humana e Declarar a Emergência Climática.

EVENTO
Esta prática acontece todas as últimas quintas-feiras do mês, das 19h às 20h, no Jardim de S. Bento, em Lisboa (à exceção do mês de Agosto e no Inverno, em que mudará o horário). Traz a tua almofada e tapete para sentar.

ORGANIZAÇÃO: Alexandre Seguro, Álvaro Fonseca, Alexandra Viana, Felipa Martorell, Isabel Correia e Rita Fouto.
 
Evento no Facebook aqui.

DECLARAR EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
 
Sinopse da 'Declaração de Emergência Climática' escrita por Joanna Macy, inspirada nos movimentos 'Extinction Rebellion' e 'Climate Mobilization', entre outros. Por Isabel Correia.
 
 
A Declaração de Emergência Climática é uma Acção que começa com uma conversa entre as nossas relações mais próximas e comunidade, movendo-se para fora pedindo ás instituições, negócios e exigindo ao governo uma série de medidas.
 
Este Manifesto (documento) tem como intenção encorajar o compromisso colectivo num desafio tão grande, numa revolução tão profunda, que tudo tem de ser reexaminado e reconfigurado.
 
Este é um Apelo à ação fundada na compreensão que a mente precede tudo e que as ações precisam de ser informadas pelo trabalho interior, por uma Prática e Ética de:
 
“Evitar o mal, cultivar o Bem e purificar o coração”.
 
A intenção primeira é fazermos, juntos, uma profunda reflexão e ritual de passagem - para reconhecermos que nos movemos para um novo mundo, uma nova realidade desastrosa que precisa de toda a nossa consciência e compromisso coletivo.
 
O desafio é compreendermos e confrontarmo-nos com a crise ecológica, social e económica do nosso tempo, com um olhar claro e um coração aberto, sem nos deixarmos levar por emoções conflituosas como a raiva, a angústia, a insensibilidade, a indiferença, o distanciamento ou a resignação, que nos tornam impotentes.
 
Ainda que a verdade da extinção à nossa frente seja um choque terrível, tem em si o potencial de acelerar o nosso despertar colectivo, dando poder a uma profunda transformação de nós próprios e do no nosso mundo.
 
A dimensão imensa desta tarefa, para a nossa sanidade mental e bem-estar, tem de ser enraizada numa escuta cuidada e numa presença plenamente atenta.
 
Estando alinhados com a realidade e com a profunda inteligência da própria consciência, conectamos com o poder moral e sagrado que oferece sabedoria intuitiva, orientação e coragem.
 
É esta coragem que nos permite estarmos juntos para proteger a mãe natureza, a avó terra e toda a vida - e comprometermo-nos com o maior desafio que a humanidade já alguma vez viveu.
 
 
Nós somos a mudança
Nós somos o poder
Nós somos a Natureza
Nós somos o sistema imunitário da Terra a emergir
Nós somos aqueles que estávamos à espera.
 
 
 
Aceda ao documento original em inglês aqui e à tradução portuguesa aqui.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário