sábado, 21 de março de 2020

Ficar em Casa


Olá a ti que nos lês, aí em casa ou no teu escolhido 'casulo' de recolhimento.

Estamos a viver um 'estado de emergência' devido ao novo vírus da COVID-19.

Para uma rápida e animada 'leitura' do que isso é e significa - e para os mais novos - aqui fica um vídeo de animação da turma do 'Tobias e o Frango da Dentadura' da Arte C Estúdio. Vem do lado de lá do oceano, dos nossos irmãos brasileiros. Salvé e saravá a todos eles!


Para uma 'leitura' mais aprofundada da coisa - e para os mais velhos (em inglês, com legendas) - recomendamos esta versão, publicada pela Kurzgesagt – In a Nutshell:


Bom, agora que já esclarecemos o que se passa e porque temos que ficar em casa, vamos falar de outras coisas, também importantes - e que muito provavelmente já estás a fazer e/ou a pensar fazer:

Aproveitar bem este tempo!

Ora bem, aqui começa a nossa reflexão e ideias para ti: sentimos que este é o 'tempo de ser preguiça'. Daí a imagem que colocámos no início.

E o que quer isso dizer? Não fazer nada? Bem, sabemos que isso é impossível - e indesejável. A utilidade do nosso tempo é preciosa, não deve ser desperdiçada, mas... Já que temos esta oportunidade única de, para muitos de nós, a nossa maior utilidade social ser ficar longe dos outros, recolhidos em casa, então aproveitemos para fazer as coisas à nossa maneira, com utilidade para nós (e para os outros, através de nós).

Eis algumas dicas que deixamos à tua consideração:

1. Manter as rotinas
É bom e faz bem, manter a hora de acordar, vestir, comer e começar a fazer... O que decidimos fazer. A manhã é a parte mais produtiva do dia, por isso, há que aproveitar!
Podes, por exemplo:

* Escrever umas linhas de abertura do dia.

* Iniciar as atividades letivas/ o trabalho, que decerto todos, sem exceção, temos à nossa espera. MAS, não deixes que estas atividades tomem mais do que 1h a 2h, POIS, entretanto já fizeste a digestão do pequeno-almoço e é hora para...

* Fazer uma atividade física - adapta um espaço da tua casa a ginásio pessoal e escolhe uma modalidade que se adapte. Meditação, Yoga, Dança, Ginástica, Artes Marciais - tu escolhes! Até pode ser uma para cada dia da semana. Se tens possibilidade de sair e dar uma volta ao quarteirão (mantendo as devidas distâncias aos demais), aproveita! E na volta, traz algo da frutaria, da mercearia, de qualquer lojinha local que esteja aberta e tenha coisas de que possas precisar. É muito importante para ajudar a economia e as pessoas que, afinal, são teus vizinhos. Também podes pesquisar entregas online, de serviços de proximidade e/ou pequenos distribuidores que conheças e/ou de tua preferência.

* Estás de volta e bem energizad@: aproveita para pesquisar algo, fazer uma atividade criativa, juntares-te com outros numa plataforma digital. Discute as tuas ideias, partilha os teus saberes, alarga os teus horizontes. Devemos aprender algo novo todos os dias, isso é vital para o nosso crescimento e desenvolvimento.

* Entretanto, olhas para o relógio e... São quase horas de almoço. Vais cozinhar e isso é bom e importante. Utiliza o que compraste/ encomendaste e toma o teu tempo. Planeia as tuas refeições, variadas, nutritivas, saudáveis e saborosas - e leves. Não te esqueças que estamos por casa, não gastamos assim tanta energia como normalmente.

* E sai um almoço, que te deixa sonolent@. Uma pequena sesta é o ideal, para 'assentar' o repasto. Ajuda-te a organizar internamente e 'conectar' com a base energética da Terra. MAS, se não és de sestas, aproveita só para pousar, pausar: lê um livro, faz um puzzle, escreve, desenha, pinta, faz algo com as mãos, que junte, una, em ações conhecidas, repetitivas, um certo 'mantra interior', a acalmia do coração.

* Já está e... De novo te sentes energizad@; então, volta aos teus afazeres (já sabes, não mais de 1h a 2h, consoante a tua idade, capacidade de concentração, etc).

* E chegou o lanche... Agora já só há um rabinho de tempo para algo mais. Aqui entram as atividades criativas mais expressivas e que implicam o corpo, algum movimento e descoberta/ procura exterior, como cantar, dançar, teatrar, tocar um instrumento, poetizar, declamar, fotografar, videoartizar, já percebeste, pois tu decides!

* Entretanto, todos 'voltam a casa', cada um do seu espaço-atividade - e essa rotina já conheces, até à hora de ir deitar.

* Amanhã começa tudo outra vez e, claro, num ou noutro dia haverá imprevistos, coisas que se alteram e correm diferentes dos teus planos. Isso é óptimo e sinal de que a vida nos reserva as suas surpresas, por isso, não desesperes e, mais uma vez, aproveita!

Passamos ao item seguinte?

2. Comunicar
Esta componente é mesmo importante e, se já a abordámos um pouco no ponto 1 das rotinas, insistimos aqui pois, num tempo de 'clausura' (vamos usando umas palavras difíceis mas é só para te manter curios@ e atent@), torna-se vital comunicar com outr@s e reforçar esta ideia de que ESTAMOS JUNT@S E TOD@S LIGAD@S.

Então, mesmo que comuniques com os que partilham a tua casa, há aqueles que estão longe, sozinhos, isolados, a quem uma palavra amiga é mais que um tesouro, é a VIDA. E também os teus companheiros, mestres, amigos  - que estavam habituados à tua presença e agora sentem muitas saudades.

Arranja forma de te conectares, tens muitas opções:
* Telefona ou faz uma video-chamada, para uma pessoa ou um grupo - combina com antecedência, para ser mais calmo e prazeroso.

* Escreve uma carta, em papel ou no computador, para alguém especial, que está no teu pensamento - ou para alguém que não conheces; pode ser divertido, arriscar no google maps uma morada e imaginar quem lá vive e enviar-lhe umas palavras (quem sabe com um desenho a acompanhar); se não obtiveres resposta, não desistas, podem ter ido para outro lugar, ter com outra parte da família.

* Faz um vídeo com a tua mensagem e envia ou pede para enviar por canal privado e seguro para quem queiras.

* Escreve àqueles que ainda estão a trabalhar fora de casa e que são os nossos heróis: os médicos, os enfermeiros, os polícias, os padeiros, os farmacêuticos, os funcionários dos supermercados, os técnicos de todas as infraestruturas que não podem parar para que nós possamos ficar temporariamente parados (dos sistemas de abastecimento, distribuição e tratamento de água; dos sistemas de recolha e tratamento de resíduos; dos sistemas de produção, transporte, transformação e distribuição de energia; das tecnologias de informação e comunicação; dos vários serviços que antes, e mais agora, efetuam entregas ao domicílio). São tantos que é impossível enumerá-los! E sim, também aos teus governantes, àqueles que governam coisas que para ti são importantes, seja a escola/ trabalho, o clube de que gostas, a associação de que fazes parte, a tua aldeia/ vila/ freguesia/ cidade/ distrito/ país/ região continental e organização mundial. Seja qual for a 'escala', tu fazes parte!

* Se quiseres ser mais ambicios@, as tuas mensagens podem ser adornadas em poemas, colagens, pinturas, esculturas e outras formas artísticas e criativas, e ficar à espera do momento em que as possas entregar pessoalmente; quem sabe não as guardas, com um carinho especial, até ao próximo Natal?! :)

* Se ainda quiseres ir mais longe, bem, escreve um livro para deixar para a posteridade, "Estórias do Covidizer" (este título é um exemplo, em trocadilho e tom de comédia, porque rir também faz bem). Mas agora sério, é escrevendo um bocadinho todos os dias que nasce uma grande bela estória - ou várias pequenas belas estórias.

Ok, já apanhaste a ideia, de modo que... Passamos ao próximo:

3. Pausar
Deixamos o melhor para o fim: esta ideia de pausar, de desacelerar, de fazer tudo muito mais lentamente, para a cada coisa poder dar mais atenção e assim consciencializar (ganhar consciência, saber com Sabedoria) o que é REALMENTE IMPORTANTE para nós:
Aquilo que...
Nos faz bem
Nos faz falta quando não tem
Não magoa ninguém
E é verdade nossa, que só a nós convém.
(nota: já agora, a Sabedoria é aquilo que se ganha quando deixamos de andar à procura daquilo que já temos; quando deixamos de perguntar aquilo que já sabemos; quando deixamos de querer ser aquilo que já somos).

Então, nada como uma boa preguiça. Vê esta famosa cena do filme Zootrópolis:


Esta cena dá, para já, uma boa gargalhada. Assim é com muita coisa na vida. Mas há algo mais aqui. Por detrás de uma boa gargalhada esconde-se sempre um drama profundo (aprendi isto com os palhaços) Mas... Quem quer aprofundar? Principalmente, quando o drama é o nosso?

A preguiça está num tempo diferente do da coelha - e a raposa é sempre matreira. Assim, a preguiça (o planeta) pede-nos para escutar, desacelerar; tem os seus tempos e ritmos lentos, que nós (a coelha), tão rápida, ágil, inteligente, já sabe ou julga saber, e por isso se exaspera, nem consegue já parar e escutar VERDADEIRAMENTE a preguiça.

Por exemplo, a preguiça diz uma coisa muito importante (que aposto escapou a quase todos que viram o vídeo): quando a coelha lhe pergunta "tudo bem?", ela responde "comigo está tudo tão bem como pode estar". Esta afirmação é de uma enorme sabedoria, pois nunca tudo está bem (nós não dominamos tudo!), o melhor que podemos fazer é esse 'tudo' que esteja ao nosso alcance.

Quanto à raposa, bem, a raposa são todas estas coisas vivas que o planeta nos envia à laia de aviso: vieram para ajudar mas só sobrevivem porque são matreiras, por isso contemos que nos façam sofrer um bocadinho. Ou muito. Consoante o que estivermos dispostos.

Este tempo, que advogamos como de 'não fazer nada', 'de preguiçar', é na verdade um tempo de sincronia com a Terra; de estimular em nós um certo ócio criativo (e vale a pena ler sobre esta palavra, ócio). O tempo em que nos possamos perder (num certo vazio, num aborrecimento) floresce como vital essência para que nos possamos encontrar: no que nos prende os sentidos; no que nos faz sentido; no que sejam ideias nossas de como o nosso caminho haveremos de trilhar. E isso pode ser a coisa mais útil que façamos na nossa vida.

Rita Fouto

Notas Finais:
1. Poderá valer a pena reler o texto de abertura do ano letivo 2019-2020 da FAREDUCA, o qual, muito apropriadamente, consagrámos à visão de um 'mundocasa'.

2. Igualmente apropriado neste tempo de quarentena, as dicas para 'Agir Agora', cuja implementação agora deve, muito naturalmente, ser adaptada a um contexto 'a partir de casa'.

3. Finalmente, um post sobre o Eco-Dharma (Eco Budismo), de que nos podemos aproximar, pelo menos informar, se não for para praticar.

2 comentários:

  1. Muito grato por esta partilha. Senti que este texto se dirigia muito a quem está a adaptar-se a uma nova vida confinada ao espaço doméstico e, principalmente, a quem tem crianças/jovens em casa (que devem ser bué!) e às próprias crianças. Deve estar a ser um desafio enorme este período - como está a ser para todos, cada um à sua maneira. Muitas coisas práticas e emoções para gerir e digerir. Gostei em particular da sugestão do Zootrópolis, que não conhecia. Eu sugeriria também um outro filme de animação com alimento para a mente e o coração, para toda a família: Wall-E.
    Como complemento ao teu post, queria só alertar para o perigo de uma certa miopia social que sinto que está acontecer entre muito pessoal urbano-burguês e que tem que ver com a mensagem 'fique em casa' - é que nem toda a gente se pode dar a esse privilégio! E não me refiro apenas aos profissionais da saúde que estão na linha da frente - refiro-me a muitas outras pessoas que realizam tarefas diárias essenciais, em particular aquelas que têm a ver com a produção, distribuição e comercialização dos alimentos. Mas não só - vários funcionários públicos, como os dos serviços municipais de higiene urbana, bombeiros, empregados de farmácias, etc. E todos nós dependemos de muitas dessas pessoas para poder continuar a ficar em casa! Fiz essa chamada de atenção neste post:
    https://respigadordanet.blogspot.com/2020/03/discernimento-em-tempos-de-covid-19.html
    E, ficar em casa, não quer dizer ficar todo o tempo fechado entre quatro paredes - é importante sair para apanhar ar e sol (com as devidas precauções)!
    Aproveito para divulgar um video (Lettera dal Coronavirus) de uma italiana (Darinka Montico: caminhante, fotógrafa, escritora) e que me parece conter várias mensagens fortes e relevantes - é possível activar legendas em PT e tenho estado a reproduzi-lo numa velocidade mais baixa (0.75) para conseguir assimilar melhor as mensagens: https://youtu.be/a2gdztJU1zY
    Prossigamos, lado-a-lado, a travessia destes tempos desafiantes. Forte abraço, Álvaro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Álvaro, pelo teu contributo e comentários, como sempre enriquecedores e que nos desafiam a 'rodar o prisma' e ver outros e mais amplas coisas.

      Eliminar