sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Act Now | O QUE PODES FAZER JÁ



Neste mês que é de Greve Global pelo Clima - e que é também um mês de regresso às aulas, ao trabalho, a novos ciclos e, portanto, a redobrado empenho em mudar, fazer mais e melhor, AGIR em prol do que sabemos certo e necessário, trazemos dois contributos nessa linha, tentando também ajudar aqueles que olham para o tema das alterações climáticas com perplexidade, perdendo-se na panóplia de ações possíveis para o cidadão comum:

ActNow
Apelo Global à Ação Climática

ActNow (AgirAgora') é a campanha das Nações Unidas no apelo global à ação climática. Dirigida aos cidadãos e muito focada nos padrões de consumo, lista 10 medidas simples para levar muito a sério e pôr em prática todos os dias - e que contribuirão grandemente para reduzir o impacto humano no clima. Sabe quais são aqui:  https://www.un.org/en/actnow/index.shtml.

 
Complementando as medidas diárias, surgem 12 ações de compromisso mensal sugeridas por Isabel Correia do UPAYA Ambiente, que aqui nos dá um bom empurrão com muita inspiração para começar JÁ e empreender, nos próximos 12 meses, até ao próximo verão, até um novo ciclo, que nos possa mostrar 'o caminho adiante'.
 
Vamos a isso?
Tomar o compromisso - e agir pelo Clima, pelo Planeta, por nós mesmos e pelo nosso futuro.

 
O QUE PODES FAZER JÁ
por Isabel Correia
(um compromisso por mês num ano)
 
1. Treina a Mente:
Aprende a lidar com as emoções conflituosas, a comunicar de forma consciente, a reconhecer a realidade tal como ela é, para lidares com a situação actual com coragem, frontalidade e fraternidade com todas as formas de vida.

2. Alimentação:
Reduz ou recusa carne e produtos animais. Prefere a alimentação biológica, local e de comércio justo.

3. Energia:
Muda a companhia de fornecedor de energia para uma cooperativa de Energias Renováveis (em Portugal, tens, por exemplo, a Coopérnico).

4. Economia:
Desinveste em Bancos que investem em energias fósseis, nuclear e armas (em Portugal,há alternativas, como a FESCOOP - informa-te e descobre o que é).

5. Consumo:
Adere à política dos 5Rs: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar (e 'Rot', Compostagem). Prefere produtos de higiene pessoal e de casa marcadamente Ecológicos. Pensa nos oceanos e rios e pergunta-te se queres continuar a contribuir para a sua toxicidade. Atenção à roupa que escolhes/ compras: a Industria da Moda é uma das mais poluidoras.

6. Torna-te Político:
Vota nos partidos conscientes das Alterações Climáticas. Divulga, Apoia, Participa em Campanhas Climáticas e nas ações das ONGAs (Organizações Não Governamentais de Ambiente). Manifesta-te, Pressiona e Desobedece às Leis que destroem a Natureza (investiga, por exemplo, os 'Extintion Rebellion'). Assina petições (como por exemplo o 'STOP Ecocide' e a 'Petição pelos Direitos da Natureza').

7. Agro-Floresta:
Planta Árvores, Cultiva Comida, Cuida, Limpa, Regenera Água, Envolve-te.

8. Mobilidade:
Reduz, partilha, substitui meios de transporte que utilizam energias fósseis por opções mais Ecológicas.

9. Educação e Divulgação:
Promove, apoia e participa em ações de divulgação/ informação, sensibilização e educação, nos teus círculos, estabelecimentos de ensinos, junto dos Media e dos nossos Governantes. Prima pela equidade no teu olhar e estar e agir quanto a questões que envolvam minorias e grupos de discriminação género, etnia e religião.

10. Natureza - Reconecta-te:
Dá passeios na floresta, mergulha no mar, no rio, sobe uma montanha, acampa num lugar selvagem, contempla a paisagem, deixa-te ficar, quieto(a), em silêncio, aborrece-te, dorme, esquece, voa.

11. Cria e Visiona:
Explora todo o teu potencial livre e criativo. Visiona o Mundo em que queres viver e partilha-o em todas as direções.

12. Celebra a Vida:
Com os ciclos da Natureza, com amigos e desconhecidos e com todas as formas de vida visível e invisível. Sê Feliz , Livre e Compassivo.
Divulga esta lista o mais possível. Ajuda-nos a levar este pequeno contributo aos que estão prontos, como sementes de mudança que todos somos. No visível e invisível, no dentro e no fora, no preponderante e no subtil, no individual e no coletivo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário