O 'Eco Dharma' ou 'Eco Budismo' (sendo que a palavra 'Dharma' é mais correta e por isso a utilizamos diretamente no título deste post - significando 'a realidade tal como ela é' em sânscrito e para os hindus e 'a via da liberdade' para os budistas) é, portanto, uma via de tomada de consciência e ação orientada para os valores ecologistas.
A nossa amiga Isabel Correia do UPAYA Ambiente volta a dar-nos uma preciosa ajuda no tema, reunindo um conjunto de referências para todos aqueles que tenham curiosidade, pretendam saber mais e/ou queiram enveredar por esta via do ativismo meditativo, sagrado, da compaixão, não violento, do coração. Há muitos nomes... E uma mesma direção.
Os tempos exortam-nos a agir; todavia, a nossa ação deve ser guiada por um profundo enraizamento interior: desde a nossa respiração à do cosmos (no mesmo espaço vazio, estamos todos ligados!); da escuta profunda à atenção plena e comunicação não violenta (no lidar delicado com a matéria e com aquilo que, verbalizado, se materializa, acedemos ao milagre e à criação); da consciência da 'ilusão da separação' à contemplação e maravilhamento da 'unicidade' (nos padrões, ciclos, retornos; e nos 'estremecimentos' do novo, nas mutações).
Enraizados, pois, centrados no eixo - e despertos - poderemos então avançar para a ação. Sem medos, sem dogmas, sem barreiras. Unidos e sencientes de que 'um outro mundo é possível' - e já está a acontecer. Somos aqueles de que estávamos à espera. Somos as gerações da transição. A casa está em chamas: quando a urgência é grande, vai-se mais devagar. O caminho faz-se caminhando. E nunca é tarde para chegar.
ECO DHARMA
Algumas Referências, por Isabel Correia (UPAYA Ambiente)
(nota: umas têm links, outras não, é para pesquisar em diferentes plataformas)
Ativismo:
- Entrevista a dois monges de Plum Village com um XR activista (43') - Lição de Mindfulness para Activistas
- Buddhists of XR - Trycicle magazine
- XR Budistas
- Dharma Action Network for Climate Engagement
- 'The Way Out' - No filme há uma mensagem de um monge de Plum Village sobre a Desobediência civil não violenta.
Desobediência Civil Não Violenta:
- Mahatma Ghandi
- Thich Nhat Hanh - Civil desobidience
Centros Budistas:
- EcoDharma Centre Spain
- Eco Dharma Retreat Center - USA
Cursos e Práticas:
- Wake Up Earh - Plum Village (para jovens)
- Work That Reconnects
- Touching the Earth- Plum Village
Livros:
- EcoDharma
- Love letter to the world Thich Nhat Hanh
- Coming Back TO Life - Joana Macy
- A Buddhist response to climate emergency
Artigos:
Música para inspirar = )
- XR Music 'I am sorry my friends I didn't want to stop you...'
Créditos das imagens apresentadas neste post: 1ª imagem - Rita Fouto; 2ª imagem - Red Rebels Brigade, XR Extinction Rebellion