domingo, 4 de agosto de 2019

Aquametragem - curta de animação Lisboa E-Nova


 
O Projeto 'Aquametragem' foi promovido pela Lisboa E-Nova e consistiu no desenvolvimento, produção e realização de uma curta-metragem de animação para disseminação através de meios digitais e equipamentos culturais.

Cofinanciado pelo Fundo Ambiental (Aviso n.º 3771-A/2018 – Educação Ambiental + Sustentável: Promover o uso eficiente da água), teve o objetivo de sensibilizar o público em geral para uma mudança de comportamentos no modo de consumo da água e alertar para a escassez deste bem, contribuindo assim para uma maior sustentabilidade hídrica.
 
Pretendeu-se aliar a cultura à sustentabilidade, abordando-a de modo artístico e lúdico e transmitindo informação relevante e educativa ao público em geral. Pretendeu-se abranger vários subtemas ligados à água (como o uso eficiente, água reciclada, água virtual e o nexo água-energia), dando ênfase aos 5R’s: Reduzir os consumos, Reduzir as perdas e desperdícios, Reutilizar a água, Reciclar a água e Recorrer a origens alternativas.

Esta curta-metragem de animação digital em 3D, realizada em computer graphics imagery, tem a produção executiva da Lisboa E-Nova, foi escrita e dirigida por Marina Lobo, Engenheira do Ambiente e Mestre em Animação 3D e produzida pela 'aToca Animação Digital'.
 
Com cerca de 6 minutos, está disponível para visualização e download gratuito, constituindo um recurso educativo ao dispor de todos. O projeto conta com o apoio da EGEAC, que promoveu a transmissão deste filme através dos seus equipamentos e eventos culturais, e também com o apoio de divulgação da Câmara Municipal de Lisboa.

 Em julho de 2019, o filme Aquametragem venceu a competição internacional 'ODS em Ação - Festival de Cinema sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas', na categoria 'PROTEGER O NOSSO PLANETA'. Este Festival foi lançado em 2018 e tem como objetivo avaliar e premiar, em seis categorias distintas, curtas-metragens sobre projetos ou pessoas que promovem o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O lançamento da curta-metragem realizou-se no Cinema S. Jorge, a 26 de novembro de 2018, e incluiu uma apresentação sobre o objetivo nº 6 dos ODS “Água e Saneamento”.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário