terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

(Os Dias da Terra #2) 24.Fev no CIM - Ciência e Sociedade

 
 
OS DIAS DA TERRA iniciaram no sábado 27 de janeiro, no CIM (Centro de Interpretação de Monsanto), bem no coração do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.
 
Partindo de uma ideia de Álvaro Fonseca, a que se junta a FAREDUCA e a CML (e vários parceiros), propomo-nos respirar o verde, comungando deste ciclo formativo e vivencial (certificado pelas entidades organizadoras) dedicado ao bem-estar e à sustentabilidade - e dirigido aos colaboradores e públicos das entidades envolvidas, profissionais das diferentes áreas e público geral/ famílias, com propostas para todas as faixas etárias.
 
Manhã de conversa para jovens e adultos e oficina para crianças, almoço de convívio entre todos, tarde de 'networking' (para o EARTHfest'2018) e fruição em bem-estar (com uma aula 'Yoga, Vida e Natureza' para crianças e adultos, com a FPY), eis uma proposta irrecusável para um dia em cheio (e em comunidade), gratuita mas de inscrição obrigatória.
 
 
 
Dia # 2
Ciência e Sociedade 

PROGRAMA:
 
10h - Receção aos participantes
 
10h30 - Conversa participativa "Ciência e Sociedade” para jovens e adultos
Conversa-debate a partir do visionamento de excertos do filme ‘Mindwalk’/ ’Tempo de Mutação’.
Com Álvaro Fonseca e Rita Fouto. 
 
10h30 - Oficina Criativa "Abrimos o Mundo?" para crianças dos 6 aos 12 anos
Oficina de co-criação teatral a partir da pergunta.
Com a formadora Inês Fouto (CENAS Teatro e Companhia) e apoio de Cláudia Freches e Patrícia Herdeiro.
 
12h30 - Momento coletivo
Apresentação da proposta teatral co-criada pelas crianças na oficina criativa.
 
13h30 - Almoço Vegetariano
Opcional, inscrição obrigatória, custo de 8 €/ 4 € crianças, menu: sopa/ salada + prato + bebida quente.
Por Salsa em Festa/ Irene. 
 
15h30 - Sessão de 'networking' do EARTHfest'2018
Com as entidades organizadoras e parceiras. Aberta ao público em geral.
 
15h30 - Aula de Yoga com a Federação Portuguesa de Yoga
Aula para adultos e aula para crianças.
 
17h00 - Fim da atividade
 
 
Balanço e Pedido de Comentários
 
 

Na manhã do dia 24 de fevereiro, decorreram no CIM as actividades planeadas:

- A conversa participativa a partir do visionamento de excertos do filme ‘Mindwalk’*, com a participação de cerca de 15 pessoas (para além dos facilitadores);

- A oficina criativa, que teve a participação de cerca de 5 crianças, para além das facilitadoras;

- O momento colectivo de apresentação das marionetas de cartão reciclado, feitas pelas crianças com a ajuda da Inês Fouto da CENAS.

 * Link do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=7tVsIZSpOdI (111 min.; legendado em português)

 
Síntese da Conversa Participativa:

Listamos alguns dos assuntos ou tópicos que emergiram durante a conversa:

- Dificuldade em conciliar a visão cartesiana-mecanicista do mundo e a complexidade da realidade;

- Constatação da forma como o sistema político e económico foram marcados pela visão mecanicista (p.ex. economia de mercado);

- Contraste entre visão da ciência e visão religiosa como vias de controlar o destino humano;

- A importância de ligar as componentes emocional e espiritual à racional (não se limitar ao ‘penso, logo existo’) nos processos de cognição e de auto-conhecimento;

- Importância da educação e das diferentes formas de conhecimento em visões integrativas: aspectos quantitativos e qualitativos; processos analíticos e intuição;
 
- Necessidade de se colocar dentro da realidade que se quer compreender; papel da arte que integra consciência e sensibilidade;

- A separação entre cabeça/ mente e corpo levou a perda de sensibilidade e desumanização (cabeça não sente);

- A dessensibilização do corpo conduz a bloqueios irracionais que impedem a visão integral; promover uma guerrilha amorosa e uma activação sensível;

- ‘Pensar (a realidade) é contra-natura’; integrar pensamento reflexivo e corpo;

- Poder que advém do conhecimento é usurpado por corporações (p.ex. farmacêuticas) e por interesses militares;

- Lugar da ética na ciência - necessidade de fazer perguntas: como se faz e para que se faz ciência?;
 
- Contributo da ciência: partilhar conhecimento científico com a sociedade para ajudar nas tomadas de decisão (cidadãos e políticos);

- Perigo de desligar o conhecimento da acção (p.ex. nas questões ambientais);

- A atenção aos bens comuns e a consciência da integralidade da Terra poderiam ser uma alternativa à dicotomia entre ‘bem’ e ‘mal’;

- Como equilibrar liberdade/autonomia e responsabilidade na tomada de decisão?;

- Evitar transformar as soluções em problemas; entender que as necessidades são finitas (ao contrário da visão económica convencional);

- Ciência: importância de entender que existem limites (éticos e sociais);

- A criatividade (artística, científica) não deve ter limites?

Tal como na 1ª sessão, voltaram a surgir as questões da ligação íntima entre 'conhecer' e 'cuidar' - e da importância de integrar as diferentes formas de conhecimento: racional, sensorial e emocional. Salientamos ainda dois aspectos que surgiram nesta sessão: as dificuldades e complexidade inerentes às tomadas de decisão políticas e a questão de que quanto maior é o conhecimento, maior deve ser a responsabilidade.


Síntese da Oficina Criativa:



Na oficina criativa "Abrimos o Mundo?" as crianças 'desbravaram' a história "O Tempo do Gigante", primeiro apurando os sentidos frente ao texto e ilustrações, depois apropriando-se da história com um teatro de marionetas (Gigantes). As marionetas, construídas a partir de embalagens de cartão, pintadas e articuladas por meio de tachas e fios, foram vivamente animadas pelas crianças na (sua, nova) história. Esta, transmite uma doce e bela mensagem: a do tempo das coisas (causas) gigantes, feito de pequenos (grandes) acontecimentos. As marionetas gigantes despediram-se animando um excerto do poema "O Guardador de Rebanhos" (de Alberto Caeiro), lido por um dos participantes da oficina. Abrimos o mundo? Definitivamente sim. Mas muito devagar.


Balanço pela organização:

Nesta 2ª sessão d'Os Dias da Terra participaram 15 adultos e 5 crianças - e uma equipa de 5 colaboradores voluntários. Foram recebidos 50 € de donativos e gastos 44 € na cobertura de despesas.
 
Quanto a nós, o balanço desta 2ª sessão foi, mais uma vez, positivo, não só pela diversidade de perspetivas, disponibilidade e entusiasmo dos participantes da conversa, como pelo empenho, imaginação e criatividade dos dinamizadores e participantes da oficina. Também as atividades de extensão do programa se revelam muito positivas, com o momento de almoço a proporcionar o convívio entre todos, lançando pontes de intercâmbio e parceria, nomeadamente ao nível da organização do EARTHfest; e as atividades de yoga (pela FPY) e passeio pedestre (pela equipa do CIM) a fechar o dia com práticas de bem-estar e contacto com a natureza.

Relativamente à comparência dos inscritos, registámos 16 casos de não-comparência sem aviso, o que impediu libertar vagas e outros ajustes logísticos. Apelamos a todos para que, em caso de impossibilidade de comparência futura, avisem sempre a organização.
 

Pedido de envio de fotos:
 
Solicitamos, a quem tenha tirado fotografias de alguns momentos das atividades, que no-las envie por e-mail (para fareduca.diasdaterra@gmail.com), de modo a que as possamos partilhar neste post, onde disponibilizamos algumas das fotos que fizemos.

Pedido de envio de comentários:

Agradecemos que nos envie as suas opiniões, ideias, sentimentos, respondendo aos tópicos que vos fizerem sentido (usando a secção de comentários no final do post):

1. Aspectos positivos:
2. Aspectos que podiam ser melhorados:
3. Escolha dos textos:
4. Tema da oficina:
5. Comentários adicionais e/ou sugestões:



As suas respostas são importantes para o planeamento das próximas sessões deste ciclo.


Saudações cordiais,

Álvaro Fonseca, Rita Fouto, Cláudia Freches 



Para participar nas próximas sessões do Ciclo, inscreva-se através do formulário disponível aqui, se não o fez já.


Para mais informações sobre o Ciclo, aceda aqui.



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