quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

À Procura da Terra - Espectáculo/ Performance


Uma proposta, um ponto de partida para uma apropriação e construção criativa de uma viagem pela Terra.
 
Esta viagem é uma procura em nós, ditada por algumas convicções profundas:
  • A convicção da urgência de mudarmos a forma como vivemos na Terra – ou seguramente, no espaço de um século, pereceremos enquanto espécie deste Planeta;
  • A convicção da necessidade e importância de, enquanto espécie, voltarmos a colocar-nos dentro da natureza (princípio da Ecologia Profunda de que nos afastámos, com consequências muito nefastas ao nível da nossa felicidade, do nosso sentido de identidade e pertença à Terra – e, portanto, do nosso compromisso e ação efetiva de sentir a Terra, nutrir a Terra, cuidar da Terra); e
  • A convicção de que a arte desempenha papel preponderante na transformação e coesão das pessoas em comunidades mais fortes, mais resilientes, mais intervenientes, saudáveis e felizes.
Agradeço imensamente o carinho com que possam acolher este espectáculo/ performance, ad eternum em construção, sempre diferente a cada apresentação, cumulando co-autorias com alunos e professores, crianças e jovens e suas famílias, grupos empresariais, informais e por onde mais.

(Rita Fouto)
 
 
 
"Rita desenha um arco no espaço. É preciso chegar mais devagar às coisas mais importantes: ao mundo, devemos fazê-lo como se não nos movêssemos de todo." 
 
 
Sinopse
Uma atriz e um pianista. Juntos à procura da Terra. Entre olhares, palavras, silêncios e melodia. Soltam a poesia no público, exigem devolução. Revolução. Libertação. Expressão! Uma lágrima (quem sabe?). Prendem-se pelo vento, nas pontas dos pés e dos cabelos, para soltar o coração. Fazem rir, chorar, amar, medrar, pensar. O medo... (Ai o medo!...) E então ergue-se desmesurada, como uma barriga de mãe, a Terra inteira em nós.
 
 
Ficha Artística e Técnica
 
Criação e interpretação: Rita Fouto e Carlos Sério
 
Conceito plástico: Rita Fouto
 
Música: Carlos Sério
 
Produção: FAREDUCA
 
Apoios: CML/ CIM/ CIEFL, MIAU, AMÁLGAMA
 
 
Duração: 40 a 60'
 
Público-Alvo: M/6 anos
 
 
Disponível a partir de Janeiro de 2018
 
Para mais informações contacte-nos.