segunda-feira, 1 de julho de 2019

29 de julho a 2 de agosto - Oficina 'Teatro Físico e Buster Keaton' com Sofia Freitas de Abreu


Esta sétima oficina da 'Semear o Mundo - Oficinas para Crianças e Jovens em Férias - Verão 2019' é dirigida a crianças e jovens dos 6 aos 18 anos e irá decorrer de 29 de julho a 2 de agosto, das 9h às 17h, no espaço teatral da MIAU, localizado no lindo Bairro do Alvito, em Alcântara, Lisboa.

Nesta oficina, iremos trabalhar os princípios do teatro físico, a partir dos mecanismos utilizados nos filmes de Buster Keaton. Aquilo a que se chama 'teatro físico' é um teatro sem palavra, em que as acções e movimentos expressam as ideias do intérprete e da cena.

O processo começará por propor exercícios de expressão corporal, seguidos de improvisações de pequenas cenas sem palavra. Posteriormente serão apresentados os filmes de Buster Keaton e as suas tropelias, que servirão de inspiração para criar pequenas cenas divertidas, que poderão culminar num enredo. O percurso desta oficina será guiado pelas vontades expressas pelos participantes.

O objetivo didático desta oficina é levar os participantes a explorarem a criatividade da sua expressão corporal e da comunicação em grupo, bem como potenciar a capacidade de improvisação, resolução de problemas e criação de ferramentas para materializar em cena o que pensam. Tudo isto, claro, num ambiente tranquilo e lúdico.

Horário-Programa
 
29/07 (2ªF)
30/07 (3ªF)
31/07 (4ªF)
1/08 (5ªF)
2/08 (6ªF)
9:00 - 9:30
Acolhimento
Acolhimento
Acolhimento
Acolhimento
Acolhimento
9:30 - 11:00
Jogos de grupo e de apresentação
Aquecimento de corpo e exercícios de grupo
Aquecimento de corpo e voz e exercícios de grupo
Aquecimento de corpo e voz e exercícios de grupo
Aquecimento de corpo e voz e exercícios de grupo
11:00 - 11:30
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
Lanche da Manhã
11:30 - 13:00
Visionamento de filmes do Buster Keaton
Improvisações sem objectos
Improvisações com ações
Trabalho sensorial de preparação das personas de cada acção definida e apresentação das diferentes acções ao grupo
Preparação da Apresentação Final (Ensaio)
13:00 - 14:30
Almoço e
Brincadeira Livre
Almoço e
Brincadeira Livre
Almoço e
Brincadeira Livre
Almoço e
Brincadeira Livre
Almoço e
Brincadeira Livre
14:30 - 16:00
Explicação do que é tetro físico e exercícios com objectos
Partilha de trechos de textos dos dramaturgos Beckett e Tchékov (leitura e conversa)
Reinventar as improvisações e talvez acrescentar pequenos diálogos
Definição do alinhamento para o dia de amanhã e preparação do espaço para apresentação
Preparação da Apresentação Final (Ensaio Geral)
16:00 - 16:30
Lanche da Tarde
Lanche da Tarde
Lanche da Tarde
Lanche da Tarde
Lanche da Tarde
16:30 - 17:00
Saída
Saída
Saída
Saída
Acolhimento aos Pais e Apresentação Pública
 
Formadora-Coordenadora: Sofia Freitas de Abreu
 
Quando trabalho com transmissão de conhecimento e orientação artística a jovens, procuro resgatar aquilo que nessa etapa da minha vida mais me fascinava: criar situações, espaços e acontecimentos que não tinha possibilidade de vivenciar no meu quotidiano.

Muitas vezes recorria ao teatro, mas gostava sempre de experimentar materiais plásticos, construir casas de cartão, tendas com lençóis, cenários desenhados em papel pardo, teatrinhos de fantoches, até tive um grupo de dança das músicas das Spice Girls.

A única diferença de eu ser a adulta no grupo é ter estudado mais técnicas e ter tido experiências profissionais. Assim procuro sempre conhecer as ideias, desejos e aflições dos participantes das minhas aulas e oficinas e, se assim for seu desejo, usá-las como matéria criativa para adicionar a textos, materiais e exercícios que proponho. O ambiente pretende ser o de o participante se sentir em casa a construir com tempo uma apresentação das suas ideias próprias.

A formação da Sofia é em maioritariamente em teatro, mas com fortes influências de dança e artes plásticas. Licenciou-se em 'Estudos Artísticos' na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e em 'Teatro' (como atriz) na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Pós-graduou-se em Práticas Cénicas e Cultura Visual na UCLM de Madrid e passou por formações em espaços como Fórum Dança, C.E.M., FCSH, CNB, ZDB, CNBA México, Teatro Bando e Teatro de Campo Alegre. Trabalha com crianças desde 2008, minsitrando formação sobretudo no MOVEA e na HARPA Portugal, tendo passado também pelo Teatro das Beiras, Cinemateca Júnior e Fundação Arpad-Szen Vieira da Silva.

A Sofia colabora com a FAREDUCA e MIAU desde 2019, no âmbito dos projetos 'Teatro na Escola' e 'Zero Kelvin - Jovens pelo Clima'.

Número mínimo de participantes: 10
Número máximo de participantes: 20

Inscrições: até 26 de julho - mais informação aqui.