sexta-feira, 1 de junho de 2018

(Comunidade #5) 09.Jun em Água Formosa (Vila de Rei)

 
INFORMAÇÕES GERAIS
 
O 5º e último encontro deste ciclo (Jan-Jun'2018) do 'COMUNIDADE - Projeto e(m) Partilha' realiza-se no sábado 9 de junho na aldeia de Água Formosa, em Vila de Rei, novamente em parceria com a Fazedores da Mudança.
 
Fecharemos o ciclo retornando ao local do 1º encontro, trazendo para a conversa da tarde algum conhecimento e experiência de contacto com comunidades e uma provocação de conceito quanto à pergunta inicial (que relembramos): "O que é isso de estar e viver em Comunidade?"
 
Sendo que existem comunidades de vida, de trabalho, de aprendizagem; comunidades físicas/ geográficas e de interesses (de pessoas que, num espaço virtual e/ou real pontual, se encontram em agregados interesses) - propomos agora o "Ser Comunidade", um 'desenho de conceito' para uma forma de estar e viver - onde se está, com quem se está - potenciador das várias interações benéficas visíveis nas comunidades. Esse 'desenho de conceito' é a provocação (ou desafio) que propomos neste encontro.
 
Este encontro será especial, pois estará integrado numa iniciativa mais ampla da Fazedores, o "Vamos Celebrar o Espírito da Dádiva":
 
 
 
Sobre ele, diz a Fazedores:
 
"Celebramos o dia de Portugal, celebrando o Espírito da Dádiva ...
 
Este ano, esta Celebração marca o início de um momento muito especial e tão esperado: a reconstrução da Casa de Pax. Já tivemos duas doações, num total de 10.500 €, que nos permitiram avançar com os projetos de arquitetura e especialidades, mas precisamos de muita criatividade e recursos para cumprirmos o objectivo deste ano: Telhado, Estrutura interna da Casa, Paredes, Janelas e Portas, até Dezembro de 2018.
 
As iniciativas previstas são para míúdos e graúdos, sendo que para os jovens temos um desafio!! No sábado será entregue uma Carta de Missão e no domingo à tarde terão de apresentar as suas ideias para o desafio colocado: O que precisa de acontecer para que os jovens venham à aldeia e ajudem a Cuidar e tenham contacto com a natureza?
 
Amigos.... são todos muito bem-vindos a Água Formosa. Apareçam!! :) "
 
 
PROGRAMA
 
Sábado | 9 Junho
 
9:30 a 12:30 - Cuidando da Casa de Pax (manh~ºa de trabalho voluntário, com ação de limpeza do terreno em redor e dentro da casa comunitária da Fazedores da Mudança)
 
13:00 a 14:30 - Almoço e Cantares Partilhados
 
15:00 a 17:00 - Programas Paralelos:
 
Vamos Conversar ... (com a colaboração da Comunidade Art of Hosting Portugal):
  • “Ser Comunidade” (FAREDUCA)
  • “Portugal a Cuidar da Casa Comum” (FAZEDORES DA MUDANÇA)
Desafio de Missão "Casa de Pax" (Programa Jovens)

Histórias e Brincadeiras da Minha Aldeia (com a Terra de Santos) (Programa Crianças)

18:00 a 20:00 - Vamos Fazer Pão & Pizzas! (Forno Comunitário da Aldeia, com Jantar Partilhado; atividade orientada pela Associação Agricultura e Vida)

20:00 a 22:00 Cinema na Aldeia: Vamos lá falar de Sementes!! (UPAYA Ambiente)


Domingo | 10 Junho

10:00 a 10:30 - Meditação com a Terra

10:30 a 11:30 - Yoga na Aldeia (com Nuno Silva)

11:30 a 12:45 - Mãe Terra, Terra Mãe & Caminhada “À Descoberta das Hortas” (Fátima Effe & Fazedores da Mudança)

11:30 a 12:45 -  A Arte de Cozinhar com o que temos! (FAREDUCA & UPAYA Ambiente)

13:00 - 14:30 - Almoço Partilhado

14:30 a 17:00 - Missão "Casa de Pax": Telhado e Paredes até Dez.2018 - Como conseguir financiamento? (Fazedores da Mudança & Comunidade Art of Hosting Portugal)

17:00 a 17:30 - Encerramento com Cânticos na Aldeia (Raiz de Portugal & Casarão da Lua)
 
 
LOGÍSTICA Como a iniciativa começa bem cedo (no sábado, às 9h30), uma boa opção será a ida na véspera (sexta-feira, 8 de junho) e pernoita no alojamento local da aldeia de Água Formosa (integrado na rede das Aldeias de Xisto).

Alojamento Local de Água Formosa dispõe de sete casas entre as quais todos poderão ficar acomodados. O preço de referência é de 40 €/ quarto (duplo), sendo efetuados descontos para os participantes desta iniciativa e havendo condições especiais (claro) para famílias/ bebés e crianças.

Para mais informações e reservas, enviar um e-mail para aguaformosa@gmail.com ou contactar diretamente o responsável, Sr. Renato (tmv 919 275 993).

Nota: para outras opções de alojamento, clique aqui.
 

INSCRIÇÃO/ CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO E PRESENÇA

Por questões logísticas e de organização, pedimos a confirmação de participação e presença por mail para fazedoresdamudanca@gmail.com, cc a fareduca.geral@gmail.com ou por sms para tmvs 917078777 e 969393039.
 
 
OUTRAS DICAS
 
Em prévia inspiração e 'sintonia', sugerimos a leitura do manifesto 'Quem Somos' da Fazedores da Mudança - e sobre a 'Dádiva'.
Para saber mais sobre o nosso COMUNIDADE - Projeto e(m) Partilha , clique aqui.
 
Recomendamos vivamente a todos a participação nesta iniciativa, como excelente forma de, em família, entre amigos e em comunidade, ajudar, aprender, conhecer novos locais e pessoas, conversar/ discutir/ refletir em conjunto e lançar as bases deste nosso 'espaço' em Comunidade :)