segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Carta da Terra em 3 passos!


No ano da Cimeira da Terra, a FAREDUCA e o projeto "TERA E A CARTA DA TERRA" lançam o desafio a todas as instituições do país - em especial às instituições educativas - de aderir à Carta da Terra.

Como? É muito simples:

1º Passo: ler a Carta da Terra
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade planetária justa, sustentável e pacífica, no Século XXI. O documento procura inspirar em todos os povos um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade compartilhada pelo bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É o resultado de um processo continuado, ao longo de uma década, de diálogo mundial e intercultural, sedimentado em objetivos comuns e valores compartilhados. Link para o documento, em português, aqui.


2º Passo: conhecer a Iniciativa da Carta da Terra
A Iniciativa da Carta da Terra é uma rede global de pessoas, organizações e instituições que participam na promoção e implementação dos valores e princípios da Carta da Terra. É uma rede extraordinariamente diversificada, cujo funcionamento é garantido pelo Secretariado Internacional da Carta da Terra e operado através de um portal que contém informação sobre a Carta da Terra, suas áreas de atuação e atividades nos vários países. Disponibiliza uma biblioteca digital de recursos e um canal de notícias sobre atividades e eventos a nível nacional, regional e internacional. Link para o site da Iniciativa da Carta da Terra aqui.

3º Passo: aderir à Carta da Terra
A adesão à Carta da Terra significa um compromisso com o espírito e os objectivos do documento. Traduz a intenção de utilizar a Carta da Terra de maneira adequada, adaptada à situação em causa. Veicula o compromisso de trabalho no sentido da operacionalização dos valores e princípios expressos no documento e uma disponibilidade para cooperar com outros neste esforço. Para as instituições educativas, um bom exemplo desta operacionalização é a integração da Carta da Terra nos seus projetos e programas educativos. Para as empresas e outras organizações, o documento pode ser utilizado para analisar as suas operações e modificar as suas actividades de modo a que reflictam melhor os princípios da Carta da Terra. Link para aderir à Carta da Terra aqui.

Simples, não é? Então agora... mãos à obra!







Sem comentários:

Enviar um comentário