quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Odisseia 2050: Concurso Internacional de Vídeo para as Escolas

tu decides o rumo da história!

convite à apresentação de propostas
para estudantes dos 12 aos 18 anos
candidaturas até 30 de Novembro de 2011
 








O Secretariado Internacional da Carta da Terra está a promover o seu primeiro Concurso Internacional de Vídeo, em colaboração com o Projecto de Filme «Odisseia 2050» (Odyssey 2050 movie project) e a Embaixada Britânica na Costa Rica.

O convite é dirigido às escolas de todo o mundo para participar neste concurso, devendo os estudantes assistir ao trailer do filme «Odisseia 2050», ler a Carta da Terra e então submeter vídeos que expliquem:

“Como poderemos nós, juntos, construir um futuro melhor?”

O que posso incluir no meu vídeo?
Tudo, desde ensaios escritos a poemas originais, canções e entrevistas. O desafio é que os estudantes possam ter a liberdade de explorar esta questão e a Carta da Terra das formas que considerem mais natural.
.
Porquê ver o trailer do Odisseia 2050 antes de criares o teu próprio vídeo? 
Porque este filme ainda não está concluído e os produtores irão utilizar todos os contributos recebidos para definir a direcção do filme. Assim, todos os vídeos criados pelos alunos serão enviados aos produtores do filme «Odisseia 2050».

Este filme está a ser produzido na Costa Rica pela Synchro Films, com a coordenação da Embaixada Britânica e a supervisão de Thelvin Cabezas, um extraordinário criador de animação para cinema, que trabalhou em filmes como Homem Aranha 2 e Avatar.

Que critérios serão utilizados na avaliação dos vídeos?
Os vídeos irão ser avaliados em termos de: criatividade; quão bem eles exprimem e se interligam com os valores da Carta da Terra; e finalmente, o valor dos vídeos enquanto produções propriamente ditas.

Regras para participares:

1. Os videos devem ter uma duração de 3-4 minutos.

2. Todos os vídeos recebidos deverão incorporar ideias do trailer do filme «Odisseia 2050» e pelo menos um dos princípios da Carta da Terra.

3. Todos os vídeos deverão traduzir um trabalho original realizado pelos alunos que se candidatam no concurso – isto significa que não poderá conter nenhum material pré-existente e sujeito a direitos de autor (incluindo música, textos, etc).

4. Os vídeos podem ser produzidos por um só estudante ou em equipas, mas estas não devem ter mais de 4 elementos.

5. Os vídeos candidatos serão considerados em três diferentes categorias de idades: 10-12, 13-15 e 16-18 anos. É importante considerar a categoria na candidatura (se a tua equipa inclui estudantes em diferentes categorias de idades, assinala essas categorias).

6. Candidatar um vídeo pressupõe a autorização para o Secretariado da Carta da Terra utilizar esse vídeo em materiais promocionais, no seu website, etc.

Sobre os prémios…
Os participantes neste concurso terão a oportunidade de criar um impacto na direcção do filme «Odisseia 2050». Todos os vídeos candidatos serão colocados no website da Carta da Terra (www.earthcharterinaction.org).

Os vídeos premiados serão apresentados no evento promovido pelo Secretariado Internacional da Carta da Terra no âmbito da Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - também conhecido como Rio + 20 - que se realizará no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em Junho de 2012.

E o melhor vídeo receberá ainda... um iPod!

Como submeter o teu vídeo?
Há várias opções:

a) Podes fazer o carregamento (upload) do teu vídeo na área criada para o efeito na plataforma Vimeo (http://www.vimeo.com/groups/earthchartercontest);

b) Podes carregar o teu vídeo no YouTube e enviar-nos o link por e-mail para ecvideocontest@gmail.com;

c) Podes enviar o teu vídeo directamente por e-mail para ecvideocontest@gmail.com.

Prazo de candidatura
Todas as candidaturas devem ser submetidas até 30 de Novembro de 2011.
Contacto
Para quaisquer questões e informações adicionais, contacta ajimenez@earthcharter.org ou lê a notícia original publicada no site do Secretariado Internacional da Carta da Terra, clicando aqui.

E para aumentar o teu entusiasmo...

Dá uma olhada ao trailer do filme «Odisseia 2050», originalmente criado para a Cimeira de Copenhaga sobre Alterações Climáticas (2009):


Vê também o filme de animação vencedor dos Prémios Fundación Biodiversidad 2009, na categoria "Documentários e Curtas Metragens":


 E agora: mãos à obra! Queremos que Portugal participe com vídeos fantásticos e para isso precisamos de ti!

Sem comentários:

Enviar um comentário