FAR Sustainable Features


A FAR.SUSTAINABLE FEATURES é uma marca de tags/ mensagens de sustentabilidade, formuladas em língua inglesa e veiculadas em formatos/ linguagens artísticas e peças de design ecológico/ sustentável.

 
Sobre a marca
 
"Mahatma Gandhi disse "You must be the change you wish to see in the world": cada um é agente transformador, primeiro de si mesmo, depois, eventualmente, de outros; Sebastião Paiva, o meu avô materno, dizia-me muitas vezes "Devagarinho e Sempre": a acção individual deve ser persistente, consistente, sólida e duradoura, para que possa enraizar, primeiro em nós mesmos, depois, eventualmente, nos outros e na própria Terra. Neste caminho - e na actualidade - comunicar é uma ferramenta importante e poderosa: pois façamo-lo de modo criativo e inovador; utilizando várias formas e meios; e implicando todos no processo!"
 
Rita Fouto, Sócia-Gerente da FAREDUCA, criadora da marca FAR.SUSTAINABLE FEATURES
 
 
 
Tag 2016 > Create for Change
 
Em 2016, o nosso foco está no poder transformador da criatividade, enquanto motor impulsionador da mudança, urgente e necessária, rumo a padrões de comportamento e estilos de vida mais sustentáveis. A criatividade humana não tem limites e podemos encontrá-la na reutilização de objetos, na reciclagem de materiais, em soluções inovadoras ao nível científico e tecnológico e na recuperação de saberes ancestrais que ancoram as heranças culturais dos Povos da Terra e que alcançam a sustentabilidade pela sua racionalidade económica, ecológica e social.


Tag 2015 > Follow the Green Brick Road

Em 2015, reescrevemos a tão conhecida expressão "follow the yellow brick road" da (também famosa) obra de Frank L. Baum, "O Feiticeiro de Oz", procurando inspirar os criadores a expressar caminhos rumo à sustentabilidade. Porque esses caminhos se fazem "brick by brick", passo a passo - e começam sempre com a ação individual de cada um.

 
Tag 2014 > EarthDay is EveryDay

Para 2014, a marca elege a tag "EarthDay is EveryDay", convidando os artistas a expressarem a ideia de que o Dia da Terra são todos os dias, ou seja, que a nossa ação deve ser diária e contínua em prol do Planeta e de um futuro mais sustentável.

 
Tag 2013 > Planet Earth is Blue and There's So Much I Can Do!
 
Em 2013, a marca inspirou-se no tema Space Oddity de David Bowie e numa das suas frases "planet Earth is blue and there's nothing I can do", invertendo o sentido e a mensagem como forma de sublinhar a importância e o poder dos pequenos gestos do dia-a-dia na construção e edificação de um futuro mais sustentável.
 
 
Tag 2012 > Did You Know?
 
Em 2012, a marca desafia os artistas a expressarem criativamente mensagens sobre situações concretas que afetam o nosso Planeta - e/ou sobre ações/ soluções capazes de os resolver.
 
Exemplo: "Did You Know that Trees are the Earth's Lungs?" + Imagem Alusiva + Mensagem Final ("Don't Destroy Them")
 
 
Tag 2011 > Sustain Your Way... (Do something) today
 
Para o lançamento da marca, foi selecionada a tag "Sustain Your Way... (Do something) today", apoiada na firme convicção de que é a acção individual que pode gerar a mudança global - neste caso, mudança global de paradigma de desenvolvimento para modelos mais sustentáveis de vida humana no planeta Terra.
 
Tratando-se do primeiro ano da marca, convidámos a RIZID DESIGN a criar sete tags para uma colecção de sete t'shirts (uma para cada dia da semana), posteriormente comercializadas pela FAREDUCA. Parte desse trabalho foi incorporado no postal abaixo, veiculando os nossos votos para 2011.
 


A coleção de t'shirts foi lançada no IV Congresso Nacional das Cidades Educadoras, com o seguinte flyer promocional:

 
A coleção de t'shirts encontra-se à venda na nossa loja.