quinta-feira, 19 de julho de 2018

Passaporte Comunidades Sustentáveis


O 'passaporte comunidades sustentáveis' é uma iniciativa lançada pela FAREDUCA e a FCUL, em associação com diversas entidades e iniciativas à escala global, europeia, nacional e local.

Consiste na edição (digital e, eventualmente, também impressa) de um ‘passaporte’ mapeando iniciativas de base territorial na rota da sustentabilidade.

Pretende constituir um guia disponível aos cidadãos de realidades que “estão a funcionar” e onde é possível testemunhar e experienciar conceitos em prática, possibilitando, a estas comunidades, mostrar o seu trabalho e inspirar outros.

O 'passaporte' encontra-se em fase de execução, prevendo-se o seu lançamento no início de 2019, em Lisboa.

 

CVERDE - Ciência, Arte e Educação para o Desenvolvimento Sustentável

 
 
CVERDE é um projeto colaborativo, que “nasce” de uma visão conjunta da CML e FAREDUCA e que visa desenvolver, no Centro de Interpretação de Monsanto (CIM), um pólo de ciência, arte e educação para o desenvolvimento sustentável.
 
O projeto é apresentado, em linhas gerais, no vídeo abaixo.
 
 
Convidamos todos para a sessão colaborativa de co-criação/ desenvolvimento do projeto, a qual se irá realizar no dia 26 de setembro, das 10h às 13h, no CIM.
 
Abaixo o convite, que poderão reendereçar a outros potenciais interessados:
 
 
Agradecemos a confirmação da vossa presença por aqui.
 
Para mais informações, contactem-nos pelo mail fareduca.geral@gmail.com.
 

quarta-feira, 18 de julho de 2018

FAREDUCA :: Agenda 2018-19


Eis a nossa agenda para o ano letivo 2018-19.
 
Destacando dois temas: Plástico e Juventude.
 
O primeiro, pelo incontornável imperativo de reduzir a poluição pelo plástico, logo, o consumo e utilização de produtos em plástico - começando, claro está, pelo mirabilis saco de plástico; depois as palhinhas; loiça em plástico; acessórios/ equipamentos/ mobiliário em plástico... Bom, acabaremos nos restantes derivados do petróleo, em especial os combustíveis: toda a gente a andar pé ou de bicicleta - e o mundo volta a ser um paraíso.
 
Quanto ao segundo tema, Juventude, mais delicado, reclamam eles que "nada sobre nós, sem nós, é para nós" - e têm toda a razão! Urge dar atenção aos jovens, reclamar (por nossa vez) a sua presença nos lugares onde se está (a tentar) (a conseguir) fazer a mudança - e saber o que acham disso, descobrir como envolvê-los - porque o tempo urge e a vitalidade e força dos (nos) jovens não pode ser desperdiçada.
 
A nossa agenda regista meses como décadas e deixa-se atravessar por uma 'linha vermelha' (que copiámos de um gráfico da NASA, do 'Global Land-Ocean Temperature Index', desde 1880). Para lembrar (como se fosse preciso!) que a temperatura está mesmo a subir perigosamente no nosso planeta; e que temos que inverter a situação. Já não basta sustentar, preservar (e temos muitas reservas em aceitar o 'adaptar'): é preciso é regenerar, acrescentar algo positivo, melhorar efetivamente as coisas.
 
Muito pertinente, pois, esta 'linha vermelha', quando se realiza em Lisboa a 4ª Conferência Europeia de Adaptação Climática (ECCA 2019, 28 a 31 de maio) - e quando nos preparamos para, nesse âmbito, participar numa manifestação artística, ao lado de outras organizações da sociedade civil. Talvez possamos juntar mil pessoas vestidas de vermelho e simular esta linha. Ou estar de marcadores vermelhos a desenhá-la no corpo das pessoas. Ou perguntar a cada um se é esta linha (sina) que quer no seu (nosso) destino. Enfim, por aí...
 
Relativamente às atividades que mapeamos, incluem as que pretendemos promover e aquelas em que pretendemos participar, traduzindo vontades (desafios) e alguns compromissos já assumidos.
 
Setembro é um mês cheio, de arranque, em que continuamos a participar nas sessões do 'Transforming Capitalism Lab' do Presencing Institute | U.Lab do ISEG (mensalmente, até dezembro); participamos no UNITYGATE (abertura em Lisboa e Festival em Mafra); lançamos o 'passaporte comunidades sustentáveis', celebrando a égide europeia; e 'abrimos' o projeto CVERDE à co-criação/ desenho/ construção coletiva, convidando todos a um workshop.
 
Em outubro, prevemos retomar a iniciativa d'Os Dias da Terra, com Álvaro Fonseca e com a CML.CIM, num novo ciclo de sessões mensais (até abril de 2019), integrando o 'Comunidade - Projeto e(m) Partilha' através de visitas a comunidades do 'passaporte' lançado em setembro.
 
Em novembro, contamos poder participar na LisbonWeek e promover, com vários parceiros, umas 'Jornadas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável' (vamos ver se conseguimos, queremos muito discutir o tema).
 
Dezembro será mês da 'Semear o Mundo - Sustentabilidade, Arte e Comunidade', em semanas de atividades para crianças e jovens em férias. A repetir nas férias da Páscoa e do Verão.
 
Janeiro e Fevereiro estão (para já) calmos; o arranque do ano tratá mais um ciclo de balanço e planeamento/ ajustes - e fevereiro é mês de folia, com o carnaval e o cupido a despertar amores.
 
Em março, celebraremos a 'Semana da Primavera' dedicada ao público jovem (alunos do ensino secundário e universitário - 15 aos 25 anos), promovendo, com a CML.CIM, uma programação intensa para celebrar o equinócio da primavera, o dia da árvore/ floresta, da poesia e do teatro.
 
Em abril estrearemos 'In Nature', um espectáculo multiarte, de percurso, apresentado em contexto de natureza e promovido com vários parceiros - em abril, celebrando o Dia da Terra; em maio, o Dia da Biodiversidade; e em junho, o Dia da Criança e Dia do Ambiente.
 
Maio é mês do EARTFest'2019 - 7ª Festa da Terra, no CIM, com todos os amigos e parceiros. E também da já referida ECCA - Conferência Europeia da Adaptação Climática.
 
Julho traz-nos o Pedras - Pessoas e Lugares, festival anual do c.e.m., que este ano pudémos acompanhar e para o ano queremos revisitar (e se possível participar).
 
Agosto será mês do 'Art for the Earth', encontro internacional de verão de Arte pela Terra - que este ano lançámos mas não foi possível concretizar, pelo que esperamos em 2019 realizar.
 
E por ora é tudo, inscrevam-nos na vossa agenda, façam-no-la chegar também, queremos partilhar para unir, aprofundar e fortificar.
 
Estamos prestes a ir de férias, não sem antes vos deixar local e data para um último abraço: dia 27 de julho, às 19h, na Livravia Ler Devagar (Lx.Factory, Alcântara, Lisboa), onde iremos participar no Forum LDP - Lisboa Dance Platform, com uma intervenção sobre 'A Importância da Arte no Desenvolvimento do Indivíduo e da Sociedade'.
 
Até lá,
Tudo de bom...
E boas férias!
 
Pela FAREDUCA,
Rita Fouto