quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Comunidade - Projeto e(m) Partilha


Queremos construir comunidade. Um sentido de Comunidade. Um projeto de Comunidade. Há quem o queira bem na cidade, criativo, artístico, empresarial. Há quem o pense no campo, em plena comunhão e harmonia com a natureza, a calma a destapar o tempo...

Vê abaixo o caminho percorrido entre 2018 e 2022. Quatro anos desta iniciativa, que continua a juntar peças ao puzzle. Juntos somos mais!
 
 
 
(foto do almoço de ajudada na Finca | 05.10.2017 | Finca Equilibrium | Ecotrabalho)
 
2018

Lançámos esta iniciativa em 2018, como um ciclo de encontros mensais, de janeiro a junho, juntando-nos a diferentes parceiros para proporcionar um dia diferente, "fora", em comunidade. Houve sempre um destino e quem nos recebeu. Houve sempre algo para fazer, a refeição e convívio, as conversas pós-repasto, o "simples" estar. Pouco a pouco, levando e trazendo conversas a assentar, desafios por desbravar, sentimos que ganhámos raízes e um certo sentido de comunidade a querer despontar.
Destes encontros emergiu a nossa sensação e visão de comunidade, mais como um 'ser-estar' lugar interior, que se semeia, nutre e vivencia - e não tanto (ou só, necessariamente) como um lugar destino, espaço físico e delimitado geograficamente.

Naturalmente, há coisas que só se podem vivenciar no lugar, e nada substitui a relação quotidiana e duradoura com a natureza, lugares e contextos com espaço e tempo dentro para, longe do ruído e bulício das cosmopolis humanas, nos sentirmos a nós, ao outro, àquilo que se quer manifestar a cada momento presente, e às transformações subtis da vida quando a nossa 'lente' ou 'filtro' permeia outras dimensões...

Mas essa vibração, energia, condição, do ser-estar em comunidade, pode (e deve!) ser algo que plantamos em nós, que nutrimos e cuidamos, regando e alimentando com suavidade e fervor, lendo, aprendendo, experienciando, abrindo o tudo de nós ao outro em que, assim, nos revemos e ampliamos, encurtando distâncias e emergindo mais 'habitados' e 'pertencidos' ao nosso próprio território humano e existencial.

Assim, mesmo (ou sobretudo!) na cidade, é possível refrescar o olhar (que é como quem diz, abandonar a rigidez que nos impede de realmente ver), partir à descoberta e aventura (praticando a atenção plena, a contemplação e o maravilhamento), conhecer os nossos vizinhos (dar o passo, abrir a porta) e descobrir o que queremos e podemos fazer para ser-estar em comunidade.


2019

Assim, em 2019 tratámos de aprofundar o mapeamento das iniciativas, e também de participar em e contribuir para alguns projetos, especialmente na cidade, nomeadamente de cohousing/ coliving, ecoprédios e ecobairros.


LIGAÇÕES ÚTEIS PARA O CONHECIMENTO, O TRABALHO EM REDE E AS PARCERIAS:
 
Comunidades e Projetos Comunitários em Portugal:
 
Comunidades de Aprendizagem:
  • Cerejeiras - Comunidade de Aprendizagem (Penela, Coimbra)
  • Enraizar - Associação de Aprendiagem Comunitária (Mafra, Ericeira)
  • Florescer - Centro de Educação Global(Linda-a-Velha, Oeiras)
  • Kinoa - Comunidade de Partilha e Aprendizagem (Charneca da Caparica, Almada)
  • O Mundo Somos Nós - Projeto pela Liberdade, Respeito e Amor na Educação (Braga)
  • Raízes - Projeto de Educação Viva, Familiar e Ecopedagógica (Vale de Barris, Palmela)
 
Parceiros:
  • Agricultura e Vida - Associação para a Promoção da Agricultura Familiar e Biológica
  • BOA Colaborativa - Comunidade de Produção e Consumo Colaborativo e Consciente
  • Ecotrabalho - Formação e Consultoria em Permacultura e Agroecologia
  • Efeito Estufa - Formação e Consultoria em Energia, Carbono e Clima
  • Fazedores da Mudança - Mediação e Facilitação de Processos (e Projetos) de Mudança
 
Redes e Parcerias:

2020

Neste ano adicionámos à nossa 'cesta' a incursão imersiva num projeto comunitário específico, a aldeia de São Luís, no concelho de Odemira, iniciando o acompanhamento de iniciativas contribuidoras para a sedimentação de uma visão comunitária na aldeia e sua esfera alargada incluindo, desde as localidades mais próximas, a região do Alentejo, outras regiões, o país, europa e mundo.

2021

Em 2021, continuamos a aprofundar a relação com São Luís, fortalecendo laços de cooperação e parceria para sustentar uma maior presença da FAREDUCA na aldeia e comunidade. Em especial, acompanhamos a 'Escola Nativa', um grupo de apoio auto-organizado, de famílias com filhos em ensino doméstico, e que prossegue o modelo pedagógico da 'self-directed education' (educação auto-dirigida).

Ampliamos também o mapeamento e partilha de recursos à componente de publicações.


PUBLICAÇÕES:
“Pensar o Eco Bairro” é uma publicação digital que reúne os textos de uma dúzia de autores de diversas áreas, do urbanismo à arquitetura, da engenharia do ambiente à agricultura urbana, da sociologia à economia, que apresentam as suas perspectivas sobre um conjunto de questões que apoiam escolhas mais informadas. Para além dos textos dos autores portugueses inclui-se também um texto de um autor holandês e outro de um autor suíço, publicados em inglês e francês, conforme a versão original.


2022

Em 2022, ampliamos a nossa presença em Odemira/ São Luís, trazendo para esta comunidade a 10ª edição do EARTHfest. Querendo celebrar 10 anos de um bonito caminho percorrido, justamente com o tema 'o Poder das Histórias'. Iniciamos também um diálogo aberto com o município e outros agentes no/ do território, para explorar vias de co-criação dos 'futuros impossíveis' que, juntos, aqui vamos fazer nascer e acontecer.

O EARTHfest servirá também o propósito de abertura à comunidade do local onde irá ser implantada a 'Ecoversidade de São Luís', um pólo de educação empreendedora e não formal de jovens adultos em meio rural e de missão e propósito regenerativo: das pessoas, das comunidades e dos territórios da biorregião.

Adicionamos a este ponto e ao nosso cardápio mais uma rede de peso, a:

...


E por ora assim vamos. Se desejas participar, associar-te como entidade parceira deste projeto, sugerir informação/ links, colocar alguma questão ou saber mais informações, não deixes de nos contactar.