terça-feira, 4 de setembro de 2018

Coração & Coragem

 
O novo ano letivo está aí à porta e todos, sem exceção (ou, bem, com algumas honrosas exceções), nos preparamos para mais um ciclo Outono - Inverno - Primavera - Verão, na verdade muito bem visto, da queda da folha ao estalar do calor e dos frutos.
 
Neste novo ciclo, não esqueçamos - por favor, não esqueçamos mesmo! - que há coisas essenciais que não podemos 'não ver', coisas muito importantes que estão a acontecer ao nosso Planeta Terra e que estão a ser determinantes para aquilo que será o nosso futuro a breve trecho: e não vamos aqui enumerá-las, pois TODOS JÁ SABEMOS QUAIS SÃO.
 
É preciso agir e é de ação que se trata. Pois então, mãos à obra!
 
Conhece-te a ti mesmo(a). Sem filtros, ecrans, diferidos e preferidos: escolhe lugares belos, plenos de natureza vibrante, sente a sintonia contigo mesmo(a), sente o silêncio - e coloca-te a questão: 'Quem sou eu?'; 'O Que Quero para a Minha Vida?'. Deixa-te levar, segue o teu instinto, a tua criança interior, a primeira coisa que te venha à cabeça, a pele eriçada, o coração a bater. Tu sabes a resposta, ela está dentro de ti, abre-lhe a porta!...
 
Já sabes da tua essência e do que queres para a tua vida? Ótimo! Esperamos que por aí passem coisas como: uma vida mais simples, menos consumista, mais atenta aos outros e ao que me rodeia; uma vida mais plena, responsável, benéfica e regeneradora, do Planeta Terra e de todos os seus recursos, valores e seres vivos.
 
E agora, cavaleiro(a), ergue-te no teu cavalo e corre a salvar a princesa, luta contra o dragão. As princesas desta vida são as coisas belas, frágeis, que precisam de cuidado, carinho, amor e proteção. Os dragões são os nossos medos, as dificuldades, barreiras, e tudo o que ameaça o harmonioso equilíbrio da nossa vida e de toda a vida da Terra.
 
Temos um ano de 'guerrilha amorosa' pela frente. Estamos em contra-relógio no ciclo geológico e climático que acelerámos. Mas temos que prosseguir com muito cuidado e calma, muita consicência das interligações e interdependências que envolvem toda a ação. Sejamos prudentes e sábios. E perseverantes. 'Devagarinho e sempre'. Sempre.
 
Para todos os educadores, uma palavra especial: tratemos de conhecer cada criança e jovem, cada Ser, antes de qualquer ensinamento. A aprendizagem é um encontro, uma troca - nela se jogam os papéis de mestre e aprendiz, em que ambos se iluminam e enriquecem mutuamente. Ora, para haver troca, tem de haver, primeiro, um cerimonial de conhecimento.
 
Os rituais de chegada, de 'entrada' num ambiente propício, o ouvir e contar das histórias, os momentos de atenção e silêncio, os mergulhos no mundo exterior (expedições científicas) e interior (incursões artísticas), o culto da 'arte da conversação', a reverência ao bem e ao belo (o natural, também em nós) - são pedras seguras nesse caminho.
 
Coração & Coragem é o que desejamos, pois, a todos, neste ano que promete ser veloz e intenso, com muitas pessoas no mundo - e muita energia - concentradas já em fazer acontecer as necessárias e urgentes mudanças rumo à sustentabilidade da nossa vida na Terra.
 
Não deixemos que se transforme num ano voraz e poluto. Coração & Coragem para discernir, nos guiar e (re)encontrar. De olhar limpo no horizonte e mãos fortes na Terra. Tecendo juntos o subtil, inextrincável, belíssimo rendilhado da vida.
 
Rita Fouto

Sem comentários:

Enviar um comentário